Encontro reúne nutricionistas do Nordeste

15 de setembro de 2009 - 03:00

Difundir os conhecimentos sobre as atuais diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) aos nutricionistas do Nordeste, está dentro dos objetivos do encontro que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promove hoje, a partir das 19 horas, no Hotel Blue Tree, em Fortaleza. A abertura contará com a presença do presidente do FNDE, Daniel Silva Balaban, da secretária da educação, Izolda Cela, além da apresentação cultural dos alunos da Escola Jenny Gomes.

Cerca de 200 nutricionistas do nordeste, todos envolvidos com a gestão do Pnae, estarão reunidos até a próxima quinta-feira, dia 17, participando de várias palestras e oficinas que abordarão as novidades do programa. Também serão apresentados dados da região referentes a cardápios, estado nutricional dos estudantes e perfil alimentar, além das novas especificações nutricionais.

As novas regras, estabelecidas pela Lei nº 11.947/2009 e pela Resolução nº 38/2009 do FNDE, ampliam as atribuições dos nutricionistas, que são responsáveis técnicos pelo programa. As normas determinam, por exemplo, que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo FNDE sejam utilizados na compra de produtos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação. Com isso, o nutricionista tem de se informar sobre os alimentos produzidos por pequenos produtores locais, adequar os cardápios escolares a esses produtos e fornecer ao gestor responsável pela aquisição a demanda necessária de cada gênero.

Visitas

Amanhã, dia 16, a partir das 15 horas, uma comitiva formada pela coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Albaneide Peixinho, membros do Programa Mundial de Alimentação (PMA), e equipe de Alimentação Escolar da Sedcretaria da Educação (Seduc), visita as escolas estaduais Colônia Z-8 e Integrada 02 de maio. O objetivo dos visitantes é conhecer como está sendo servida a alimentação nas escolas da rede estadual do Ceará.