Estudantes levam experiências para Feira de Ciência em Pernambuco

15 de setembro de 2009 - 03:05

Dez estudantes da rede de ensino estadual participam de hoje, terça-feira, 15, até sexta-feira, 18, da 5ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia (FENECIT), realizada em Camaragibe, Pernambuco. Os cinco projetos selecionados são das seguintes escolas: Liceus Vila Velha, em Fortaleza e de Maracanaú, Escola de Ensino Médio Joaquim Valdevino de Brito, no Crato, Escolas de Ensino Fundamental e Médio João Barbosa Lima, em Itaiçaba e Gustavo Barroso, em Jaguaribe. Participam da Feira dois estudantes e um professor para cada projeto.

Os estudantes do Liceu Vila Velha elaboraram o projeto com o tema “Experimentos de Física com materiais reciclados e de baixo custo”, que visa a utilização de garrafa PETI e cano PVC para realizar experiências que possam ser usadas em sala de aula. Em Maracanaú o projeto levado à Pernambuco é sobre a utilização de “Fitorremédios no Aterro Sanitário de Maracanaú”.

A leitura é o foco do projeto feito pelos estudantes da EEM Joaquim Valdevino de Brito. Com o tema “A Leitura e a Escrita como fatores significativos no processo de ensino/aprendizagem”, os alunos colaboraram no desenvolvimento do projeto, cujo objetivo foi implantar a prática da leitura de diversas maneiras: oral, silenciosa, compartilhada e dramatizada. Além disso, os estudantes da escola trabalharam a interpretação de textos, estudo de vocabulário e de gêneros textuais diversos na elaboração de um telejornal.

Os alunos da EEFM João Barbosa Lima, estão participando da FENECIT com o projeto Clube de Matemática, que visa a inserção da disciplina em sala de aula através de jogos, desafios, curiosidades, charges, desenhos, músicas, entre outros. O outro projeto, feito pelos estudantes da EEFM Gustavo Barroso com o tema “Um olhar sobre o legislativo de Jaguaribe”, tem o objetivo de analisar a atuação dos vereadores do município no período de 2005 a 2008.