Alunos cearenses participam do Festival de Protagonismo Juvenil

17 de setembro de 2009 - 18:43

Empreendedorismo, aprendizagem e participação democrática vão motivar um público de 1.300 pessoas durante o Festival de Protagonismo Juvenil, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), entre os dias 19 e 22 de setembro, no espaço Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro (av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro).

Além de estudantes, o evento reunirá professores e técnicos da Seduc da capital e do interior e de entidades parceiras, assim como jovens atendidos por essas instituições. No sábado, dia 19, a partir das 19 horas, está prevista a exibição de um filme para os estudantes. Nos demais dias, a programação envolverá palestras, oficinas, Feira das Experiências Protagonistas, dois jogos empresariais(um para professor e outro para aluno), onde terão que simular seus próprios negócios, além do II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis. A secretária Izolda Cela estará na solenidade de encerramento do Festival, no dia 22, às 15h30min, quando haverá também a apresentação do documento de validação do Fórum dos Grêmios.

O Festival tem como objetivo promover a imersão dos jovens nos conceitos de protagonismo e empreendedorismo. A iniciativa pretende mobilizar ações locais para que os alunos participantes iniciem a rede de jovens protagonistas das escolas públicas do Ceará. O evento é fruto da política educacional da Seduc para a juventude com um investimento que supera R$ 500 mil.

Feira das Experiências Protagonistas

Durante o encontro, estarão presentes diversas entidades que desenvolvem projetos na vertente do protagonismo juvenil como a Ashoka, Banco Palmas, Catavento, Comunicação e Cultura, Condomínio Digital, Encine, Fundação Casa Grande,Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), Júnior Achievement, MH2O, Prece, Pirambu Digital, Políticas Públicas de Juventude, Oracle e Viração. A Feira terá mais de 50 experiências convidadas distribuídas em mais de 20 estandes. Esse momento reunirá ainda os dez estudantes que participaram da 5ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia, de 15 a 18 desse mês, em Camaragibe, Pernambuco e as ações desenvolvidas pelo projeto e-Jovem da Seduc.

Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis


Simultaneamente, acontecerá nos dias 21 e 22, no mesmo local, o II Fórum Estadual de Grêmios Estudantis, com o tema “Compartilhando Espaços de Ação”. Os jovens participantes terão a oportunidade de trocar experiências, desenvolver competências pessoais e ampliar a participação na gestão da escola. O Fórum tem o objetivo de otimizar a atuação juvenil em prol de uma educação de qualidade.

 

 

 

 

 

Confira:

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM ESTADUAL DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS