Projeto PreparAÇÃO reforça aprendizagem dos alunos do 9º ano

28 de setembro de 2009 - 03:00

Depois da experiência com o projeto Primeiro, aprender!, lançado pela Secretaria da Educação(Seduc), em 2008, sob o lema “Ler bem para aprender pra valer”, a Seduc inicia o projeto PreparAÇÃO: rumo ao ensino médio. Enquanto o Primeiro, aprender! busca posicionar favoravelmente, em termos de habilidades e competências, os aluno dos 1º anos em vista do Ensino Médio a ser cursado, o PreparAÇÃO busca consolidar os conteúdos e as habilidades básicas dos alunos do 9º ano desenvolvidas por cada uma das disciplinas do Ensino Fundamental em fase de conclusão. O projeto é uma ação conjunta e articulada das diversas disciplinas, com base no uso de um material didático unificado, tendo em vista a melhoria da capacidade de leitura, compreensão textual e raciocínio lógico-matemático.

O projeto, que já começou a ser desenvolvido na sala de aula, conta com um material organizado para 12 semanas de aula, totalizando 240 h/a, distribuídas em oito disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa. O material estruturado é composto de dois volumes: vol. 1 (Módulo I) e vol. 2 (Módulos II e III), contendo um caderno do aluno e um do professor. Por meio dos recursos didáticos os professores terão instruções científicas, didáticas e metodológicas, que os auxiliam na condução das aulas.

Cerca de 53 mil alunos do 9º ano da rede estadual serão beneficiados com o novo projeto da Seduc, que investiu um valor aproximado de 1,2 milhão para a compra dos materiais que serão utilizados em 2009 e 2010.

Para acompanhar e avaliar o desenvolvimento da ação e o material didático, a Seduc realiza nos dias 19 e 20 de outubro o Seminário Estadual doPreparAÇÃO: rumo ao ensino médio. O evento contará com a participação das equipes de autores e de professores de todas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e das regionais da Superintendência das Escolas de Fortaleza (Sefor).