Alunos da rede estadual de Fortaleza mostram experiências científicas

7 de outubro de 2009 - 03:00

Pluralidade de culturas e conhecimentos estarão presentes nos 48 trabalhos que serão  apresentados na II Amostra de Ciência e Cultura da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A feira, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc) acontecerá a partir de amanhã, dia 8, e segue na sexta-feira, dia 9,  das 8 às 17 horas, na quadra da Faculdade Integrada do Ceará (FIC) Via Corpvs (rua Eliseu Uchôa Beco, 600 – Água Fria). Para a realização da Amostra, a Seduc investiu cerca de R$ 35 mil.

Os trabalhos foram desenvolvidos dentro das quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Ambientais, Ciências Humanas e Sociais, e  Linguagens e Códigos). As experiências visam solucionar problemas cotidianos e específicos da comunidade escolar e da sociedade.

Além da exposição dos projetos, os visitantes e participantes da feira terão acesso a uma programação que inclui atividades físicas de alongamento e dinâmicas, apresentações musicais e teatrais, além de quatro palestras, duas por dia, com temáticas voltadas para a iniciação científica e tecnológica, ministradas por professores mestres e doutores da FIC.

As 48 iniciativas que serão apresentadas foram escolhidas dentre 83 inscritas, por meio de uma seleção ocorrida nos últimos dias 18, 21 e 22 de setembro, em três escolas pólos. Os projetos foram escolhidos por uma comissão que avaliou critérios como criatividade e inovação, metodologia científica, profundidade da pesquisa e clareza e objetividade na apresentação. A expectativa é que a iniciativa promova o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de atividades científicas e culturais no cotidiano escolar.