Governador autoriza construção de escolas profissionais e de ensino médio

14 de outubro de 2009 - 03:00

A educação cearense vai ganhar reforço com a construção de novas unidades de ensino no interior do Estado. O governador Cid Gomes e o secretário da Educação em exercício, Maurício Holanda, assinam ordens de serviço nos dias 14, 16, 17 e 21 de outubro que vão garantir cinco Escolas Estaduais de Educação Profissional aos alunos dos municípios de Maracanaú, Hidrolândia, Massapê, Sobral e Quixeramobim, e duas de Ensino Médio nas localidades de Jaibaras e Rafael Arruda, distritos de Sobral. O investimento supera R$ 31 milhões.


Nesta quarta-feira, dia 14, às 19 horas, Maracanaú terá assegurada sua Escola de Educação Profissional. Na sexta-feira, dia 16, às 20 horas, Hidrolândia vai comemorar a nova escola que levará o ensino técnico aos estudantes do município. No sábado, Massapê e Sobral, vão receber o governador Cid Gomes, respectivamente, às 19 horas e às 20 horas. No dia 21, às 19 horas, a solenidade de assinatura da ordem de serviço será em Quixeramobim.

Ainda em Sobral, o governador Cid Gomes autoriza o início das obras de duas escolas de Ensino Médio, em Jaibaras, às 9 horas, e em Rafael Arruda, às 11 horas. As unidades de ensino terão aporte financeiro da ordem de R$ 3,9 milhões. A construção, reforma e ampliação de novas escolas fazem parte da política educacional do Estado. Além da ampliação do acesso à escola, as novas unidades levam aos cearenses a melhoria da aprendizagem e preparam os alunos para o mundo do trabalho.

A Escola de Educação Profissional funciona nos turnos manhã e tarde, em tempo integral. A estrutura dispõe de 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Ciências(Física, Química e Biologia) e Matemática, além de dois espaços reservados às oficinas. O projeto oferta ainda auditório, teatro de arena, quadra polisesportiva e dependências administrativas como sala de professores, banheiros adaptados para deficientes físicos, entre outros espaços.

Educação Profissional

Entre 2008 e 2009, a população cearense recebeu 51 escolas profissionalizantes. Até 2010, o Governo Estadual entregará mais 49 novas unidades, o que totalizará 100 escolas profissionais e a garantia de 48 mil vagas para a rede pública estadual de ensino. Atualmente, os cursos oferecidos são : Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura.