Programação comemora o Dia Mundial da Alimentação

15 de outubro de 2009 - 03:00

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), por meio da equipe do Programa Estadual de Alimentação Escolar da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola (Cdesc), está promovendo uma vasta programação. Desde a última quarta-feira, 11 escolas da rede estadual estão realizando diversas atividades voltadas à temática da nutrição, dentre elas palestras sobre rotulagem dos alimentos, produtos da agricultura familiar e função das frutas e sua importância para o corpo humano. O objetivo é discutir o combate à fome e incentivar o reaproveitamento de alimentos com alto valor nutritivo.

Nesta quinta-feira, 15, a partir das 15 horas, na Praça da Gentilândia (Av. 13 de Maio), será realizada a II Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A Seduc, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e COELCE, abordará a questão da conservação do Meio Ambiente, por meio de exposição de sacolas confeccionadas a partir da reciclagem de material recolhido pela coleta seletiva do lixo. Além disso, serão montadas tendas para expor e comercializar produtos de agricultura familiar, agroecologia e economia solidária, além de comidas típicas, artesanatos e atrações culturais.

Na sexta-feira, 16, das 9 às 15 horas, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea), em conjunto com várias entidades, promove o dia “D” na Praça do Ferreira. A equipe de nutricionistas da Seduc estará dando orientações nutricionais à população. Na ocasião, alunos da Escola de Ensino Médio José Maria Campos de Oliveira, estarão apresentando o trabalho “Aproveitamento de Óleo de Frituras na Fabricação de Sabão como Forma de Proteger o Meio Ambiente no Conjunto Ceará”.

Todo ano, em 16 de outubro, cerca de 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação. É uma oportunidade para os países refletirem sobre a segurança alimentar e nutricional, num momento em que, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 923 milhões de pessoas passam fome em todo mundo.