Izolda Cela inaugura quadra e abre Feira de Ciências em Quixadá

20 de outubro de 2009 - 14:11

A prática de esporte e a realização de atividades culturais serão ampliadas na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa (av.Jesus, Maria e José nº 2990, bairro Jardim dos Monólitos), em Quixadá, com a inauguração da sua quadra coberta. A solenidade será logo mais às 17 horas, com a presença da secretária da Educação, Izolda Cela. A obra representa um investimento de R$ 406.748,61 e atenderá à comunidade escolar da região.

Após a inauguração, o novo equipamento sediará a I Feira Regional de Ciências e Cultura do Sertão Central, dias 20 e 21 de outubro, que tem como temática ”Ciência, Consciência e Vivência para fazer um mundo melhor”. Izolda Cela participa da abertura da mostra científica que reunirá 47 trabalhos de 80 alunos de 17 escolas. Os estudantes foram orientados por 20 professores da rede estadual, cujas unidades de ensino locais estão sob a jurisdição da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede).

Além da visitação aos trabalhos expostos, constam da programação, oficinas para os alunos sobre Cultura Digital, ministradas por instrutores do projeto e-Jovem, promovido pela Secretaria da Educação(Seduc) e a palestra “Como Ensinar a Metodologia de Pesquisa no Ambiente Escolar”, com o professor Ricardo Léo Gomes, técnico da Seduc.

Para a coordenadora da Crede, Joyce Costa, a I Feira Regional de Ciências e Cultura do Sertão Central representa uma pequena amostra do conhecimento científico produzido através da ação curricular nas escolas da região. É uma oportunidade singular de socialização de aprendizados com a pretensão de instigar e estimular o acesso de técnicas compatíveis com a curiosidade científica.

Saiba mais:

Escolas Participantes:

EEM Dom Terceiro – Boa Viagem

EEEP David Vieira – Boa Viagem

EEM Cônego Luiz Braga Rocha- Ibaretama

EEM Maria Edilce Dias Fernandes – Ibicuitinga

EEM Alfredo Machado – Madalena

EEFM Abraão Baquit – Quixadá

EEFM Martins Rodrigues – Quixadá

EEFM Governador Gonzaga Mota – Quixadá

EEM Cel Virgílio Távora – Quixadá

EEEP Maria Cavalcante Costa – Quixadá

EEFM Governador Cesar Cals – Quixadá

EEFM Assis Bezerra – Quixeramobim

EEFM Cel Humberto Bezerra – Quixeramobim

EEF Cel Virgílio Távora – Quixeramobim

EEM Liceu Alfredo Machado – Quixeramobim

EEM Dr. Andrade Furtado – Quixeramobim

EEF Dr. Joaquim Fernandes – Quixeramobim

Os projetos foram desenvolvidos nas três áreas do conhecimento, em quatro categorias:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias(Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física, Arte e Informática);

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias(Biologia , Física, Química e Matemática);

Ciências Humanas e suas Tecnologias(Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política);

Ciências Ambientais

(Ecologia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental e Gestão Ambiental).