Quixeramobim ganhará Escola de Educação Profissional

21 de outubro de 2009 - 03:00

Com o objetivo de oferecer ensino médio integrado à educação profissional, em tempo integral, o governador Cid Gomes e a secretária da Educação, Izolda Cela, assinam hoje, dia 21, às 19 horas, ordem de serviço para a construção da Escola Estadual de Educação Profissional de Quixeramobim. O investimento será de cerca de R$ 5,1 milhões.

A Escola Profissional terá 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Ciências (Física, Química e Biologia) e Matemática, mais dois espaços reservados às oficinas. A estrutura também dispõe de auditório, teatro de arena, quadra polisesportiva e dependências administrativas como sala de professores, banheiros adaptados para deficientes físicos, entre outros espaços.

Além da unidade de Quixeramobim, o governo assegurou, entre os dias 14 e 17 passados, a construção de Escolas Profissionais nos municípios de Maracanaú, Hidrolândia, Massapê e Sobral. Foram assinadas ainda ordens de serviço de duas Escolas de Ensino Médio nas localidades de Jaibaras e Rafael Arruda, distritos de Sobral. O investimento total  supera R$ 31 milhões.

A construção e ampliação de escolas profissionais e de ensino médio ampliam a oferta de vagas que possibilitam a melhoria da aprendizagem e a preparação dos alunos para o mundo do trabalho.

Entre 2008 e 2009, a população cearense recebeu 51 escolas profissionalizantes. A meta do Governo do Estado e da Secretaria da Educação (Seduc) é entregar, até 2010, mais 49 unidades de ensino, totalizando 100 escolas profissionais. Os cursos oferecidos são: Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura.