Projeto motiva alunos a ler mais e escrever corretamente

22 de outubro de 2009 - 03:05

Escrever cartas. Essa é a idéia simples e criativa que duas escolas da rede estadual de ensino, a Estado do Amazonas e a Gonzaga Mota, estão desenvolvendo com objetivo de motivar o aluno a ler mais e escrever corretamente, tornando as duas ações hábitos prazerosos e significativos. O projeto “Cartas: Prazer em conhecê-lo” funciona da seguinte maneira: alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola são incentivados a escrever cartas para os da mesma série de uma outra unidade de ensino. Depois disso, recebem a resposta e começa a aprendizagem e a troca de experiências.

Na Escola Estado do Amazonas, alunos entre 15 e 16 anos, participam dessa iniciativa desde o mês de agosto passado. “Na primeira carta eu escrevi um pouco sobre mim. Na segunda que enviei contei um pouco sobre a minha escola, meus colegas e sobre as atividades que a gente desenvolve aqui na hora do intervalo”, conta a aluna Mayara Souza, de 15 anos.


Segundo a professora regente do Centro de Multimeios da Escola Estado do Amazonas, Norma Suely, a idéia do projeto surgiu durante um encontro realizado em junho deste ano. “Uma técnica da Seduc comentou sobre essa estratégia na reunião e a partir daí eu comecei a me articular com outros professores da escola. Está sendo uma iniciativa muito importante, pois os alunos estão participando de forma envolvente, escrevendo melhor e motivados a ler as cartinhas”, salienta.


416

Para Mayara Souza, além de aprender como escrever cartas, o projeto lh e proporciona alegria quando a correspondência chega em suas mãos. “Nos dias de hoje é muito difícil a gente receber carta s por causa da internet e de outros meios de comunicação. É uma ótima oportunidade, pois nos permite ter conhecimento e novas amizades ”.


Cada aluno tem um correspondente fixo para a troca de cartas. Gleyson Santos é o aluno da Escola Gonzaga Mota que se corresponde com Mayara. “Além disso, a gente se comunica pela internet, usamos o MSN e o Orkut. Já escrevi duas cartas para o Gleyson e agora estou ansiosa pela resposta da segunda”, finaliza Mayara.