Liceu Vila Velha promove Fórum de Iniciação Científica

27 de outubro de 2009 - 03:00

Estudantes da Escola de Ensino Médio Liceu Vila Velha, em Fortaleza, vão participar no período de 28 a 30, do IV Fórum de Iniciação Científica promovido pela escola. O encontro tem o objetivo de desencadear o diálogo sobre os diferentes olhates para o território vivo com o intuito de perceber as relações que se estabelecem entre a comunidade e a escola.

Nos três dias de atividades, os participantes vão contar com mesa-redonda, apresentações culturais, palestras e oficinas. Os temas giram em torno do meio-ambiente, sexualidade, ética, ciência e tecnologia. Podem participar do Fórum, alunos, professores, sociedade organizada e a comunidade local.

Confira abaixo a programação:

28/10 (quarta-feira)

Manhã
08h – Credenciamento.
09h às 12h – Mesa-Redonda de Abertura.
Tema: Território: Espaço Social de Construção de Identidade e de Políticas.
Mediadora: Profa. Claudete da Silva Morais Frencken (E. E. M. Liceu Vila Velha).
Participantes: Profa. Dra. Rosemary de Oliveira Almeida (GPDU-UECE). Dr. Reginaldo (SMS-PMF). Prof. Dr. Carlos Alberto (professor da FIC-Faculdades Integradas do Ceará). Profª. Ms. Sérgina de Araujo (Diretora do EEM LVV) Sr. Francisco de Assis Leal (representante da comunidade Vila Velha). E Anna Emília Maciel Barbosa (Mestre em Geografia pela UECE), participando com a palestra (de 10 às 10:30h): Questão da Habitação: território, poder e sujeitos sociais no Conjunto Vila Velha, Fortaleza, Ceará.

Tarde – Oficinas
14h às 16h – Ciência e Meio ambiente. Profa. Dra. Maria Alcione Almeida Chagas (CENTEC).
14h às 16h – Sexualidade, Prevenção às DSTs e HIV/AIDS. Dra. Elisângela Albuquerque (CAB – SER III).
14h às 16h – Grafitagem. Preto Hap.
14h às 16h – Palestra: Educação Ambiental e Sustentabilidade. Prof. José Neto (Parceria SEMAM – EEM. LVV).
16h às 17h – Palestra: Diversidade étnico-racial. Professor José Neto (EEM. LVV).

Noite
19 às 21:30h  – Mesa-Redonda : Debatendo as Questões  Sociais do Vila Velha.
Segurança – Capitão Geílson Oliveira de Sousa (PM-CE)
Saúde – Dra. Francisca Maria (CSF João Medeiros)
Educação – Profª. Ms. Sérgina, Prof. Marcus Ítalo
Emprego – Valdiene Andrade (SINE-IDT)
Criança e Adolescente – Conselheira Izaíra Cabral (Conselho tutelar)
Sociedade Civil – Sr. Fco. de Assis Leal (Líder Comunitário)

29/10 (quinta-feira)

Manhã
10:00h às 11:00h – Exposição de trabalhos científicos: EEFM Fernandes Távora, EEM Prof. José Maria Campos de Oliveira, EEM Liceu de Messejana, EEM Liceu Vila Velha, CERE.
 11:00h às 11:30h – Apresentação de Hip-Hop.

14h às 15h – Show de Ciências.
SEARA DA CIÊNCIA – UFC
15h às 16h – Apresentação da peça teatral “Bate-papo sobre energia”.
SEARA DA CIÊNCIA – UFC.

Noite – Oficinas
19h às 20h – Fotografia artesanal. Prof. Djalma Gomes (EEM. LVV)
19h às 20h – Extração de Óleos Essenciais. Professor Paulo Sérgio (EEM. LVV).
19h às 20h – Plantas Medicinais.  Prof. Márcio Holanda (EEM. LVV).
19h às 20h – Palestra: Observando o Céu do Vila Velha. Prof. Dennis Weaver (Físico e Astrônomo).
20h20 às 21h – Palestra: Diversidade étnico-racial. Professor José Neto (EEM. LVV).

30/10 (sexta-feira)

Manhã – Oficinas
8h às 10h – Fotografia artesanal. Prof. Djalma Gomes (EEM. LVV).
8h às 10h – Extração de Óleos Essenciais. Professor Paulo Sérgio (EEM. LVV).
8h às 10h – Plantas Medicinais. Prof. Márcio Holanda (EEM. LVV).
10h20 às 11h20 – Sexualidade, Prevenção às DSTs e HIV/AIDS. Dra. Elisângela Albuquerque (CAB – SER III).

Tarde – Oficinas
14h às 16h – Extração de Óleos Essenciais. Professor Paulo Sérgio (EEM. LVV).
14h às 16h – Cálcio x Osteoporose. Profa. Jane Chaves e alunos do 1º F (EEM. LVV).
14h às 16h – Plantas Medicinais.  Prof. MS. Márcio Holanda (EEM. LVV).
14h às 16h – Fotografia artesanal. Prof. MS. Djalma Gomes (EEM. LVV)
16h às 18h – Apresentação de HIP-HOP.

Noite
19h30 às 20h30 – Apresentação Teatral
Teatro do CERE (Centro de Referência Professora Maria José Santos Ferreira Gomes). Prof. Gutemberg.
20h30 às 21h – Liceu em vídeo. Profa. Claudete Frencken. (EEM. LVV).
20h30 às 21h – Censo Liceu. Prof. Sandro Silva (EEM. LVV).
21h às 21h30 – Encerramento com apresentação de Hip-Hop.