Gabaritos do Concurso estarão disponíveis logo mais às 19 horas

3 de novembro de 2009 - 03:00

A Secretaria da Educação(Seduc) informa que os gabaritos e as provas do Concurso Público para Professores da Rede Estadual estarão disponíveis hoje, dia 3, a partir das 19 horas (horário de Brasília) no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília(Cespe). O prazo para recursos se inicia amanhã, dia 4, a partir das 9 horas e segue até as 18 horas do dia 6 de novembro. Os procedimentos relativos ao recurso estão no item 15 do edital que regulamenta o processo.

Além dos modelos de provas e de gabaritos para informação geral, cada candidato terá acesso individual a sua prova e ao respectivo gabarito para que possa, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, fazer sua solicitação.


Nesse sistema, constam as orientações aos candidatos. Caso haja dúvida, os candidatos deverão entrar em contato com a Central de Atendimento do Cespe, pelo telefone 61- 3448.0100.


A primeira fase do Concurso foi realizada no último domingo, dia 1º, com a aplicação das provas objetivas que correspondem à primeira fase do processo, composto de quatro etapas. Conforme acompanhamento do Cespe, dos 25.153 inscritos, apenas 3,7% faltaram. O resultado é considerado pela instituição um dos menores já apresentado em concursos que coordena. Conforme o coordenador do Cespe, Roger Escalante, em geral, o percentual de abstenção fica entre 20 e 22%.


De caráter eliminatório e classificatório, as provas reuniram conhecimentos básicos(20 questões) e específicos(40 questões), valendo 60 pontos. O Concurso é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação(Seduc) e do Planejamento e Gestão(Seplag). São 4 mil vagas, distribuídas nas diversas disciplinas do Ensino Médio. O resultado final nas provas objetivas e a convocação para a prova prática (aula) serão publicados no Diário Oficial do Estado do Ceará e divulgados na Internet (Cespe e Seduc) na data prevista para o dia 27 de novembro de 2009.


Na prova prática, candidato dará uma aula na disciplina que está concorrendo, enquanto a terceira, compreenderá um programa de capacitação profissional com carga horária de 180 horas/aula. A quarta fase englobará o exame de títulos. As três primeiras são de caráter eliminatório e classificatório, enquanto a última é somente de caráter classificatório.