Conferência Estadual de Educação é realizada em Fortaleza

6 de novembro de 2009 - 03:00

Será realizada no período de 11 a 13 de novembro, a Conferência Estadual de Educação (COEE), na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, na Avenida Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema. A iniciativa do Ministério da Educação (Mec) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), tem o objetivo de integrar todos os níveis da educação numa abordagem sistêmica.

Na ocasião, serão traçados os princípios e diretrizes que serão encaminhados para a Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em abril de 2010, em Brasília. Este ano, o tema da COEE será “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”.

Durante a Conferência Estadual, os participantes, eleitos em cada município, irão debater os seis eixos temáticos listados no texto-base da Conae: I – Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade e PNE; II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação e PNE; III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar e PNE; IV – Formação e Valorização dos Profissionais da Educação e PNE; V – Financiamento da Educação e Controle Social e PNE; VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade e PNE.

Inscrições

Os delegados eleitos em cada município, na Conferência Municipal de Educação, para participarem da COEE, devem fazer sua inscrição nos Eixos Temáticos aqui e depois, enviar com urgência para o e-mail da coee.ceara@yahoo.com.br. Para acessar a Carta aos Dirigentes Municipais de Educação, enviada pela Comissão Organizadora, com todas as informações sobre a COEE, clique aqui.

Confira abaixo a programação da COEE.

Dia 11 (Quarta-feira)
13h – Credenciamento
15h – Solenidade de Abertura
16h – Apresentação Cultural
16h30 – Conferência de Abertura: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação
Palestrante: Prof. Dr. Jamil Cury, da UFMG
Coordenadora: Profa. Dra. Carmensita Matos Braga Passos
18h – Leitura e aprovação do Regimento da COEE-CE
19h – Palestra: “Educação e Equidade Social”
Palestrante: Conselheiro Jorge Nazareno, do CDES/Observatório da Equidade.
Debatedores: Prof. Dr. Maurício Holanda Maia (SEDUC)
Prof. Dr. Idevaldo da Silva Bodião (UFC)
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Iório Dias (CEE/UFC)
20h30 – Jantar