Escolas cearenses tiram 1º e 2º lugares do NE na Olimpíada de História da Unicamp

6 de novembro de 2009 - 03:00

Seis escolas da rede pública estadual foram classificadas para a última fase da 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizada pela Unicamp, em Campinas, São Paulo, nos dias 12 e 13 de dezembro.
 
O Colégio Estadual Dom José Tupinambá, em Sobral e a Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Estado de Alagoas, em Fortaleza, ficaram em 1º e 2º lugares na região Nordeste, respectivamente. Foram classificadas também as EEFM’s Raimundo Marques de Almeida, em Quixadá e Mariano Martins, em Fortaleza, e as Escolas de Educação Profissional Dom Walfrido Teixeira Vieira (foto), em Sobral e Onélio Porto, em Fortaleza.

Os estudantes participaram, ao todo, de cinco etapas on-line, onde tiveram que responder questões virtuais referentes à História do Brasil, com base na leitura e interpretação de documentos, imagens e textos. A última fase será presencial e reunirá cerca de 300 equipes de todo o país, com três alunos em cada e um professor-orientador.

A premiação ocorrerá no local do evento, com medalhas de ouro, prata e bronze para os primeiros colocados, placas de homenagem e certificado aos professores das equipes premiadas. As escolas vencedoras irão receber doações para seus acervos da biblioteca, incluindo uma assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional.