Ceará é destaque na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

9 de novembro de 2009 - 03:00

Alunos da rede pública de ensino do Ceará participaram no período de 27 a 30 de outubro, da 24ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Projetos desenvolvidos pelos estudantes cearenses foram contemplados com classificação e credenciais para participação em feiras internacionais.

“O uso culinário da Palma Forrageira (Opuntia Ficus-Indica)”, da Escola Estadual de Educação Profissional Poeta Sinó Pinheiro, em Jaguaribe, ficou em primeiro lugar na categoria Medicina, Segurança e Saúde. A equipe foi credenciada para a Expociências, em Puebla, no México, em Novembro de 2010.

Com os projetos “A-cor-dá para o Meio Ambiente: Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental através de uma abordagem Interdisciplinar” e “Mecanismo de Desenvolvimento Limpo de Etanol e Biodiesel utilizando Algas Verdes a partir de uma Metodologia para Macroredução, Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável”, o Liceu de Maracanaú foi classificado em primeiro e terceiro lugares, respectivamente, na categoria Meio Ambiente.

Ao ficar em primeiro lugar, o projeto “A-cor-dá para o Meio Ambiente” conquistou a medalha “Destaque Mostratec” por ter tirado a maior pontuação da feira, além de receber credencial para participar da Feira Intel Isef em San Jose, na Califória, nos Estados Unidos, em maio de 2010. Já o projeto “Mecanismo de Desenvolvimento Limpo de Etanol e Biodiesel” irá participar da Milset – América Latina, em São Luis, Maranhão, no mês de Junho do próximo ano.

Mais dois projetos desenvolvidos no Liceu de Maracanaú foram credenciados para outros encontros de tecnologia e ciência. São eles: “Desidratação por meio da Secagem Natural”, que participará do Acampamento Científico, Entre Rios, na Argentina, e “Avaliação de Extratos Vegetais com ação de Inseto Larvicida”, recebeu o prêmio “Refap de Tecnologia para um Meio Ambiente Sustentável” e com isso, irá participar da Inespo, em Amsterdã, na Holanda, em Junho do próximo ano.