Governo assina contrato para aquisição de ônibus escolares

13 de novembro de 2009 - 03:00

O Governo do Estado assina nesta sexta-feira, dia 13, às 11h30min, no Palácio Iracema, contrato com a Caixa Econômica para aquisição de 247 ônibus destinados, exclusivamente, ao transporte escolar dos alunos da rede pública na zona rural. Em 2009, serão adquiridos 100 veículos enquanto os demais estarão disponíveis em 2010. A ação representa um investimento de R$ 40 milhões, provenientes de um financiamento do BNDES. A iniciativa beneficiará inicialmente 22 municípios que aderiram ao Programa Caminho da Escola. Para incentivar a melhoria do transporte dos estudantes no interior, o governador Cid Gomes assumiu o compromisso de comprar e ceder até cinco ônibus escolares zero quilômetro para cada veículo adquirido pelo município por meio do programa federal.

Os novos ônibus virão com inovações para melhorar a trafegabilidade e o conforto dos estudantes. Terão ainda equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira especial que poderá ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção. Com isso, a porta do ônibus será mais larga, a fim de facilitar o manuseio da cadeira do aluno. Os ônibus também possuirão tacógrafo eletrônico e GPS, o que irá garantir maior segurança e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso de paradas, de consumo e combustível.

Os 22 municípios beneficiados adquiriram veículos por meio do programa com recursos próprios ou financiamento pelo BNDES: Araripe, Bela Cruz, Cariré, Coreaú, Crateús, Barbalha, Croatá, Eusébio, Farias Brito, Horizonte, Independência, Iracema, Irauçuba, Itarema, Limoeiro do Norte, Mauriti, São Gonçalo do Amarante, Tabuleiro do Norte, Tauá, Ubajara, Uruoca e Viçosa do Ceará.

Em 2007, o Governo instituiu o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar cujo objetivo é oferecer aos municípios assistência financeira, em caráter suplementar, para a garantia da oferta do transporte aos alunos da educação básica pública, com prioridade para os residentes em área rural.