Disponibilizado Software Luz do Saber

17 de novembro de 2009 - 03:00

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará, a Casa Brasil e a casa da União disponibilizam o Software Luz do Saber. O programa é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.


 

Atualmente, o mesmo disponibiliza dois módulos: “Começar” e o “Ler”. O primeiro é composto por 10 atividades que visam ao estímulo através de jogos, ao conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, ao desenvolvimento das competências necessárias ao uso de mouse e do teclado.


 

O módulo “Ler” é autorável. Isto significa que o professor pode criar suas atividades adaptadas ao contexto gerador do aluno, a partir de 15 atividades estruturais (templates), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, a consciência fonológica necessária para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 19 aulas que possuem várias atividades cada. Ao todo, estas aulas contêm 213 atividades pedagógicas para demonstração. Concebido em software livre, o programa é compatível com os sistemas operacionais: Linux Educacional e Ubuntu.

 

 

 

Para fazer o download de sua versão beta, Clique aqui

Obs: É necessário gerar imagem do arquivo em CD (formato do arquivo .ISO), e logo após fazer a instalação.

 

Informações pelo e-mail: luzdosaber@seduc.ce.gov.br

 

 

Veja as Telas do Sistema:

 

{morfeo 2}