Avaliação do SPAECE começa na próxima terça-feira (24)

20 de novembro de 2009 - 03:00

Diagnosticar a qualidade da educação pública cearense para implementar melhorias no ensino ofertado. Esse é um dos ganhos obtidos pela Secretaria da Educação (Seduc) ao implementar o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) que realizará mais um ciclo de aplicação na próxima terça-feira, dia 24, para mais de 600 mil alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas estaduais e municipais.

Nesse primeiro momento, entre os dias 24 e 26 de novembro, serão avaliados 346.758 estudantes do Ensino Médio da rede estadual. Nos dias 2 e 3 de dezembro, a avaliação abrangerá, respectivamente, os 142.242 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, público-alvo do SPAECE-Alfa, e 150.030 matriculados no 5º ano desse mesmo nível de ensino nas escolas municipais e estaduais.

O SPAECE avaliará as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A Seduc conhecerá o nível de leitura, além das competências nessas disciplinas dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (Spaece-Alfa). É política do governo estadual a alfabetização dos alunos na idade certa.

Além dos testes aplicados, o SPAECE incluirá aspectos contextuais coletados por meio dos questionários: do aluno, para obter o perfil socioeconomico e hábitos de estudo; do professor e do diretor, para traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais. O Sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

A avaliação será realizada de forma censitária em aproximadamente 600 escolas estaduais e 6 mil escolas municipais, dos 184 municípios do Ceará. Os indicadores têm servido de base para a implementação de políticas e de novas práticas pedagógicas nas escolas e nos municípios que se utilizam dessas informações.

Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, a Seduc ampliou, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desde então, o SPAECE passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização SPAECE-Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5 e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2º e 3ª séries).