Crede de Canindé promove ações sobre a Consciência Negra

20 de novembro de 2009 - 03:00

A 7ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) de Canindé, realiza hoje, 20, dia da Consciência Negra, diversas atividades comemorativas para marcar a data. Nos municípios de Canindé, Itatira, Santa Quitéria, Paramoti e Caridade, haverá apresentações de trabalhos realizados nas escolas e manifestações populares.

Em Canindé, haverá um movimento na praça Doutor Aramis, com exposição de trabalhos feitos nas escolas durante o ano, comidas típicas, desfile da beleza negra, apresentação da dança afro-brasileira e fanfarra. Na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Frei Policarpo terá oficina de penteado afro, apresentação de dança, capoeira e uma palestra com representantes da Associação dos Estudantes Africanos no Estado do Ceará.

No Distrito de Lagoa do Mato, em Itatira, a Escola de Ensino Médio (EEM) Nazaré Guerra receberá o professor de História Antonio Francisco, que irá ministrar palestra sobre a constribuição do povo negro para a formação cultural brasileira.  No período da tarde haverá apresentação de dança com o tema “Revivendo nossas raízes, Miscigenação e tradições nordestinas”. A noite os alunos participarão do seminário sobre afro-descendência. A Escola de Ensino Fundamental e Médio Antonio Sabino, situada na sede do município promoverá dança e teatro envolvendo a cultura negra.

Em Santa Quitéria, as Escolas de Educação Profissional e Ensino Fundamental e Médio Manoel Rufino, Aracy Magalhães Martins e Júlia Catunda, irão promover palestras, desfile Afro 2009, exibição de vídeo, poesia, capoeira e outras atividades voltadas para o tema.

A EEFM Tomé Gomes, em Paramoti, fará uma grande manifestação envolvendo os alunos e professores com palestras sobre o Povo Quilombola, apresentação de danças e músicas com a temática afro, capoeira e pratos tipicos da culinária afro-brasileira. No município de Caridade, os alunos da EEFM Casemiro Bezerra vão assistir a uma palestra sobre a África e o Brasil e participarão de um painel com assuntos trabalhados em sala de aula.