O governador Cid Gomes participou com o presidente Lula, em Brasília, da abertura do Fórum

24 de novembro de 2009 - 03:00

O governador Cid Gomes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram nesta segunda-feira (23), em Brasília, da abertura do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). O evento, que levantará durante quatro dias propostas que integrem a plataforma mundial de educação, reúne unidades de ensino, professores e estudantes de todo o mundo. “O Brasil começa a entender que o ensino profissionalizante é cada vez mais importante para a juventude e para o crescimento das indústrias, fábricas e do desenvolvimento do País”, afirmou o governador Cid Gomes. “O Ceará conta com um projeto de 101 escolas profissionalizantes até o final de 2010. Atualmente, 51 já estão funcionando e outras 50 estão em construção ou licitação”, disse. “Esses jovens que serão formados suprirão carências antigas de técnicos no Estado em diversos setores”, garantiu.

 

Para o presidente Lula, o investimento em educação profissional é uma conquista de todos os brasileiros. “Até 1998, a legislação não permitia que escolas técnicas federais fossem abertas. Mudamos isso e serão quase 300 até o final de 2010 em todo o Brasil”, destacou. Lula usou ainda a própria história para comprovar a importância de um curso técnico. “Graças ao curso que fiz em 1963, fui o primeiro filho de minha mãe que comprou um carro, uma geladeira, uma televisão e uma casa”, disse.

 

O Fórum Mundial de Educação (FME) é um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação. Durante sua edição de 2007, foi idealizado o FMEPT, que debaterá princípios como a universalização do direito à educação pública, a garantia do acesso e a desmercantilização do ensino. O Brasil foi escolhido como sede por comemorar neste ano os 100 anos da criação das primeiras escolas federais de educação profissional.

 

Estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores, governos, sindicatos, associações e pessoas da sociedade civil organizada de todo o mundo integram o público do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT). A expectativa é que 15 mil pessoas circulem pelo evento. A programação será dividida em três eixos temáticos. O primeiro trata de educação, trabalho e desenvolvimento sustentável; o segundo é sobre educação, culturas e integração e o terceiro discutirá educação, ética, inclusão e diversidade.

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 85 3101.6247)