Professores socializam conhecimentos no II Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes

25 de novembro de 2009 - 03:00

“Formação Humana, Cultura e Diversidade” é o tema do  II Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes, que a Secretaria da Educação(Seduc) realizará de 1º a 4 de dezembro, no Porto D’Aldeia Resort (avenida Manoel Mavignier, 6433 – Estrada da Cofeco), em Fortaleza. O evento visa à construção e socialização do conhecimento, possibilitando aos profissionais da educação apresentar e publicar artigos científicos baseados na sua prática pedagógica. O Colóquio, organizado pela Célula de Estudos e Pesquisas(Cepes) da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação, é uma das ações do Projeto Professor AprenDiz.


Ao promover o evento, a Seduc busca valorizar os profissionais da educação, incentivar a continuidade da formação científica, bem como promover a educação básica com vistas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

A iniciativa propiciará conferências com a participação dos professores Celso João Carminati, da Universidade Estadual de Santa Catarina(Udesc) e João Emiliano Fortaleza de Aquino, da Universidade Estadual do Ceará(Uece) e das professoras Isabel Maria Sabino de Farias  e  Maria Marina Dias Cavalcante, além da palestra de Maria do Socorro Lucena Lima, profissionais da Uece.


Durante o II Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes, serão apresentados 32 trabalhos de professores da rede pública de ensino do Estado, selecionados entre os 148  inscritos, que focam a educação básica nas temáticas Avaliação Educacional, Currículo, Diversidade, Formação Docente, Gestão e Metodologias e práticas nas áreas do conhecimento.


O evento reunirá, aproximadamente, 350 pessoas, dentre professores e técnicos, lotados na sede da Secretaria, nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e nas escolas estaduais. Dos participantes, 90% estão lotados em sala de aula.