Professora do Instituto de Educação do Ceará apresenta trabalho em Portugal

26 de novembro de 2009 - 03:00

Com uma pesquisa voltada para a difusão e valorização da Língua Portuguesa, a professora do Instituto de Educação do Ceará, Maria Erotildes Moreira e Silva, apresentou seu trabalho no II Simpósio Internacional sobre o Ensino da Língua Portuguesa, em outubro, na cidade de Évora, em Portugal.

O trabalho, intitulado “Políticas de Divulgação da Língua Portuguesa em Embaixadas Brasileiras”, foi feito em parceria com a professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Regina Cláudia Pinheiro. Na ocasião, foram apresentadas pelas professoras, as ações da Secretaria da Educação (Seduc) na difusão da Língua Portuguesa, desenvolvidas pelo Instituto de Educação do Ceará.

Resumo do trabalho – A Língua Portuguesa se encontra entre as dez mais faladas no mundo, porém seu uso como língua estrangeira ainda é muito incipiente, necessitando de políticas linguísticas que criem estratégias de divulgação em países nos quais ela não é língua oficial e ampliação dessa política, onde este trabalho já ocorre. Assim, este trabalho pretende descrever e analisar ações provenientes de embaixadas brasileiras no tocante à divulgação da língua portuguesa em alguns países anglófonos e apresentar ações pontuais de órgãos públicos, no Brasil, como a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), em relação ao ensino da Língua Portuguesa.