Alunos mostram trabalhos na III Feira Estadual de Ciências

30 de novembro de 2009 - 03:00

“Farol da Leitura”, “Calhambeque do Futuro” e “Amigos da Renda: Tecendo o Amanhã” estão entre os 104 projetos que serão apresentados na III Feira Estadual de Ciência e Cultura, promovida pela Secretaria da Educação(Seduc), a partir de hoje, 30, a 2 de dezembro, das 8h30min, às 17 horas, no Hotel Praia Centro(avenida Monsenhor Tabosa, 740). Os melhores trabalhos vão receber credenciais para participação em eventos científicos nacionais. A ação conta com um investimento que supera R$ 1 milhão.

 

A Feira reunirá projetos de alunos da rede estadual, classificados durante as seletivas realizadas no âmbito das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede), presentes no interior do Ceará, e nas escolas localizadas na capital.

 

Os trabalhos foram desenvolvidos em quatro categorias: Linguagens e Códigos, Ciências Ambientais, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Têm como objetivo estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio com a problemática social. Os projetos também visam promover ações solidárias entre os participantes.

 

A Feira também contará com projetos já premiados. Como no caso do “A-cor-dar para o Meio Ambiente”, desenvolvido por alunos do Liceu de Maracanaú, que conquistou a medalha “Destaque Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia(Mostratec)” por ter obtido a maior pontuação do evento em 2009. Além disso, recebeu credencial para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia(Isef), promovida pela Intel, em San Jose, na Califórnia, nos Estados Unidos, em maio de 2010.

 

O encontro é aberto aos alunos, professores e comunidade que terão ainda a oportunidade de assistir palestras nas diversas áreas do conhecimento. Na segunda-feira, dia 30, às 15 horas, o professor Daniel Rodrigues, da Universidade de Fortaleza(Unifor) falará sobre Ciências Humanas durante a palestra “Pesquisa: quem precisa disso?”. Na terça-feira, dia 1º, às 9h30min, o professor Petrônio Souza, da Universidade Estadual do Ceará(Uece) apresentará o tema: A pesquisa na área de Ciências da Natureza. No mesmo dia, às 15h30min, o professor Fábio Delano, da Faculdade 7 de Setembro(FA7), enfocará “O papel das Línguas Estrangeiras na formação científica”.