Professores apresentam trabalhos sobre educação básica durante encontro
30 de novembro de 2009 - 03:06
“Formação Humana, Cultura e Diversidade” é o tema do II Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes, que a Secretaria da Educação(Seduc) realizará entre os dias 1º e 4 de dezembro, no Porto D’Aldeia Resort (avenida Manoel Mavignier, 6433 – Estrada da Cofeco), em Fortaleza. O evento visa à construção e socialização do conhecimento, possibilitando aos profissionais da educação apresentar e publicar artigos científicos baseados na sua prática pedagógica. O Colóquio, organizado pela Célula de Estudos e Pesquisas(Cepes) da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação, é uma das ações do Projeto Professor AprenDiz.
Ao promover o evento, a Seduc busca valorizar os profissionais da educação, incentivar a continuidade da formação científica, bem como promover a educação básica com vistas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A iniciativa propiciará conferências com a participação dos professores Celso João Carminati, da Universidade Estadual de Santa Carina(Udesc) e João Emiliano Fortaleza de Aquino, da Universidade Estadual do Ceará(Uece) e das professoras Isabel Maria Sabino de Farias e Maria Marina Dias Cavalcante, além da palestra de Maria do Socorro Lucena Lima, profissionais da Uece.
Ao promover o evento, a Seduc busca valorizar os profissionais da educação, incentivar a continuidade da formação científica, bem como promover a educação básica com vistas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A iniciativa propiciará conferências com a participação dos professores Celso João Carminati, da Universidade Estadual de Santa Carina(Udesc) e João Emiliano Fortaleza de Aquino, da Universidade Estadual do Ceará(Uece) e das professoras Isabel Maria Sabino de Farias e Maria Marina Dias Cavalcante, além da palestra de Maria do Socorro Lucena Lima, profissionais da Uece.
Durante o II Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes, serão apresentados 32 trabalhos de professores da rede pública de ensino do Estado, selecionados entre os 148 inscritos, que focam a educação básica nas temáticas Avaliação Educacional, Currículo, Diversidade, Formação Docente, Gestão e Metodologias e práticas nas áreas do conhecimento.
O evento reunirá, aproximadamente, 350 pessoas, dentre professores e técnicos, lotados na sede da Secretaria, nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e nas escolas estaduais. Dos participantes, 90% estão lotados em sala de aula.
O evento reunirá, aproximadamente, 350 pessoas, dentre professores e técnicos, lotados na sede da Secretaria, nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e nas escolas estaduais. Dos participantes, 90% estão lotados em sala de aula.
Confira a apresentação dos trabalhos:
Dia 1º /12
Educação e Cultura para a Paz: uma experiência na Escola Maria José Medeiros – autoria: prof. Paulo Sérgio Barros;
Ler e Filosofar: a possibilidade do ensino de Filosofia a partir do texto filosófico – autoria: prof. João Batista de Andrade Filho;
Sociologia no Ensino Médio: impasses e possibilidades nas práticas cotidianas – autoria: Raniery Fontenele Firmino;
O ensino de História na rede municipal de Ipu: mudanças e perspectivas – autoria: prof. Antônio Vitorino Farias Filho;
As relações raciais e o ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana na formação de professores e currículo escolar – autoria: Prof. José Edinardo de Souza Lima;
Ensino da História e Cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas – autoria: profa. Márcia Maria de Albuquerque.
Dia 1º /12
Educação e Cultura para a Paz: uma experiência na Escola Maria José Medeiros – autoria: prof. Paulo Sérgio Barros;
Ler e Filosofar: a possibilidade do ensino de Filosofia a partir do texto filosófico – autoria: prof. João Batista de Andrade Filho;
Sociologia no Ensino Médio: impasses e possibilidades nas práticas cotidianas – autoria: Raniery Fontenele Firmino;
O ensino de História na rede municipal de Ipu: mudanças e perspectivas – autoria: prof. Antônio Vitorino Farias Filho;
As relações raciais e o ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana na formação de professores e currículo escolar – autoria: Prof. José Edinardo de Souza Lima;
Ensino da História e Cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas – autoria: profa. Márcia Maria de Albuquerque.
Dia 2/12
Leitura e trabalho pedagógico: um relato das experiências formativas de docentes da EEFM Almir Pinto – Aracoiaba/CE – autoria: prof. Elcimar Simão Martins;
Aspectos semióticos em São Bernardo – autoria: prof. Fco. Glauco Gomes Bastos;
Rede léxio-semântica nos dicionários escolares – autoria: Prof. Halysson Oliveira;
O uso das TICs na Educação como forma de promover a inclusão social – autoria: profa. Maria Nágila Mendes;
Políticas e estratégias de inclusão digital no Estado do Ceará – autoria: profa. Karine Pinheiro de Souza;
Robótica educacional – autoria: prof. Rickardo Léo Ramos Gomes;
O uso da webquest como proposta metodológica para as aulas de Cartografia – autoria: profa. Jacqueline Rodrigues Moraes;
Análise do uso de um objeto de aprendizagem de Física na compreensão de conceitos matemáticos – autoria: prof. Herik Zednik Rodrigues;
Leitura e trabalho pedagógico: um relato das experiências formativas de docentes da EEFM Almir Pinto – Aracoiaba/CE – autoria: prof. Elcimar Simão Martins;
Aspectos semióticos em São Bernardo – autoria: prof. Fco. Glauco Gomes Bastos;
Rede léxio-semântica nos dicionários escolares – autoria: Prof. Halysson Oliveira;
O uso das TICs na Educação como forma de promover a inclusão social – autoria: profa. Maria Nágila Mendes;
Políticas e estratégias de inclusão digital no Estado do Ceará – autoria: profa. Karine Pinheiro de Souza;
Robótica educacional – autoria: prof. Rickardo Léo Ramos Gomes;
O uso da webquest como proposta metodológica para as aulas de Cartografia – autoria: profa. Jacqueline Rodrigues Moraes;
Análise do uso de um objeto de aprendizagem de Física na compreensão de conceitos matemáticos – autoria: prof. Herik Zednik Rodrigues;
Tendências atuais da educação biológica e da informática – autoria: prof. Rickardo Léo Gomes;
Letramento digital e os recursos da web 2.0 para o ensino de redação – autoria: prof. José Hipólito Ximenes de Sousa;
O uso da tecnologia como incentivo no ensino-apendizagem da Língua Inglesa – profa. Carmem Lúcia C. V. de Oliveira;
O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de Geografia – profa. Maria do Livramento de Carvalho Macedo Luna.
Dia 3/12
O desenvolvimento da compreensão leitora de alunos da escola pública através da prática de estratégias cognitivas e metacognitivas – autoria: Maria da Graças Girão Nobre;
Formação Leitora do Professor: algumas considerações – autoria: profa. Maria do Socorro Lima Marques França;
Diagnóstico ambiental do uso e ocupação do solo do morro Santa Terezinha, Fortaleza/Ce: um olhar do educador ambiental – autoria: prof. Franklin de Andrade Carneiro;
O papel do livro didático de Geografia no Ensino Fundamental I: construindo critérios para sua avaliação – autoria: profa. Rosilene Aires;
A arte dos sólidos geométricos a partir da reciclagem do lixo – autoria: profa. Maria Ivoneide Vital Rodrigues;
Currículo: dimensões e perspectivas – autoria: profa. Sônia Marinho Matos;
Mudança no processo avaliativo e suas consequências numa escola pública de Ensino Médio – autoria: prof. Fco. Leite Matos;
Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o processo argumentativo dos gêneros jornalísticos nos textos escolares – autoria: profa. Mirna Gurgel.
Letramento digital e os recursos da web 2.0 para o ensino de redação – autoria: prof. José Hipólito Ximenes de Sousa;
O uso da tecnologia como incentivo no ensino-apendizagem da Língua Inglesa – profa. Carmem Lúcia C. V. de Oliveira;
O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de Geografia – profa. Maria do Livramento de Carvalho Macedo Luna.
Dia 3/12
O desenvolvimento da compreensão leitora de alunos da escola pública através da prática de estratégias cognitivas e metacognitivas – autoria: Maria da Graças Girão Nobre;
Formação Leitora do Professor: algumas considerações – autoria: profa. Maria do Socorro Lima Marques França;
Diagnóstico ambiental do uso e ocupação do solo do morro Santa Terezinha, Fortaleza/Ce: um olhar do educador ambiental – autoria: prof. Franklin de Andrade Carneiro;
O papel do livro didático de Geografia no Ensino Fundamental I: construindo critérios para sua avaliação – autoria: profa. Rosilene Aires;
A arte dos sólidos geométricos a partir da reciclagem do lixo – autoria: profa. Maria Ivoneide Vital Rodrigues;
Currículo: dimensões e perspectivas – autoria: profa. Sônia Marinho Matos;
Mudança no processo avaliativo e suas consequências numa escola pública de Ensino Médio – autoria: prof. Fco. Leite Matos;
Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o processo argumentativo dos gêneros jornalísticos nos textos escolares – autoria: profa. Mirna Gurgel.
Dia 4/12
Avaliação do projeto de reorganização dos tempos escolares no Ensino Médio: estudo de caso na EEFM Dom Antonio de Almeida Lustosa – autoria: profa. Silvany Bastos Santiago
Insucessos escolares: uma reflexão da práxis nas escolas públicas – autoria: profa. Maria Joyce Maia Costa Carneiro
Capoeira no contexto escolar: instrumento facilitador de aprendizagem – autoria: prof José Olímpio Ferreira Neto
Docência nos CEJAs: alguns elementos para compreender a cultura de seus professores – autoria: prof Jefferson Falcão Sales
Nas trilhas dos saberes: ensinando se aprende – autoria: profa. Ana Patrícia Oliveira dos Santos
Aprendizagem docente à luz da teoria histórico-cultural de Vygotsky: contextos, concepções e estratégias – autoria: prof. Oseias Amador Pereira
Avaliação do projeto de reorganização dos tempos escolares no Ensino Médio: estudo de caso na EEFM Dom Antonio de Almeida Lustosa – autoria: profa. Silvany Bastos Santiago
Insucessos escolares: uma reflexão da práxis nas escolas públicas – autoria: profa. Maria Joyce Maia Costa Carneiro
Capoeira no contexto escolar: instrumento facilitador de aprendizagem – autoria: prof José Olímpio Ferreira Neto
Docência nos CEJAs: alguns elementos para compreender a cultura de seus professores – autoria: prof Jefferson Falcão Sales
Nas trilhas dos saberes: ensinando se aprende – autoria: profa. Ana Patrícia Oliveira dos Santos
Aprendizagem docente à luz da teoria histórico-cultural de Vygotsky: contextos, concepções e estratégias – autoria: prof. Oseias Amador Pereira