Matrícula na rede estadual no interior varia de 04 de janeiro a 1º de março

4 de janeiro de 2010 - 03:00

O processo de Matrícula 2010 para alunos novatos terá um calendário diferenciado na rede estadual. Desde o dia 4 de janeiro, começou a matrícula de novos estudantes nas escolas ligadas às Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede) de Canindé, Jaguaribe, Quixadá, Senador Pompeu e Sobral. Nos demais municípios, o início da matrícula pode variar de 06 de janeiro a 1º de março.

Conforme a coordenadora da Matrícula da Secretaria da Educação(Seduc), Marta Rolim, o calendário de 2010 apresenta diferenças devido ao rigor do inverno no ano passado e à greve de professores. Nesse caso, para efetivar o ingresso do estudante na escola, os interessados deverão procurar a unidade de ensino de sua preferência ou a Crede da região para mais informações.

Na capital, a Matrícula acontece de 1º a 31 de março. Os responsáveis devem levar a cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4. A ausência de qualquer um desses documentos, no entanto, não impedirá o atendimento, pois o importante é assegurar o ingresso da criança e do adolescente na escola.

CALENDÁRIO LETIVO 2010 – ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA

Fevereiro – 05 escolas – Colégios Militares(Polícia e Bombeiros), Instituto dos Cegos e Instituto dos Surdos. (Não houve greve nessas escolas)

Março: dias 15(36 escolas) e 22(22 escolas) – total de 58 unidades

Abril: dias 05(56 escolas) e 19(47 escolas) – total de 103 unidades

OBS: As datas variam de acordo com o número de dias paralisados durante a greve.
Nos Centros de Educação de Jovens e Adultos(Cejaś) não há interrupção no atendimento.

PROCESSO DE MATRÍCULA

Etapas:

1ª – Matrícula de Veteranos – pais, alunos e/ ou responsáveis devem confirmar a permanência do aluno na escola.

2ª – Remanejamento Interno – acontece nas escolas o remanejamento de alunos entre unidades da rede estadual.

3ª – Remanejamento Externo – as escolas programam o Remanejamento Externo necessário para organizar as redes (Rede Estadual e Redes Municipais) de forma a atender a toda a demanda de vagas.

4ª – Matrícula de Novatos – nessa última fase acontece a matrícula de alunos que não estão matriculados nas redes estadual e municipal de ensino.

Mais informações: www.seduc.ce.gov.br/matricula2010