Educação profissional: Estado e iniciativa privada garantem estágio na área do turismo

26 de janeiro de 2010 - 19:29

Um total de 310 jovens do curso de Guia de Turismo das Escolas Estaduais de Educação Profissional terá estágio garantido com direito a uma bolsa no valor de R$ 250,00. O benefício será anunciado nesta quarta-feira, dia 27, às 9 horas, pelo Governador do Estado, Cid Gomes. Durante o evento, que acontece no Centro de Convenções, haverá a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com Associações do setor turístico. Estarão presentes a secretária de Educação, Izolda Cela, e os secretários do Turismo do Estado, Bismarck Maia, e de Fortaleza, Patrícia Aguiar, além dos dirigentes da pasta dos demais municípios.

A iniciativa visa à aproximação da política estadual da educação profissional com o mercado, de modo a promover formação técnica alinhada com as demandas e perspectivas do mercado. A adesão à iniciativa de oferta de estágio profissional foi confirmada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis(Abih), Associação Brasileira das Agências de Viagens(Abav), Associação Brasileira das Empresas de Entretenimento e Lazer(Abrasel) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae), Instituto Skall,Sindicato Estadual dos Guias de Turismo.

A partir do segundo semestre, os alunos farão estágio nas empresas que integram as entidades conveniadas, como currículo obrigatório do Curso Técnico de Guia de Turismo que terá carga horária de 400 h/a. Também participam da solenidade 720 alunos e 25 professores das Escolas Estaduais de Educação Profissional de Fortaleza e Região Metropolitana, que iniciarão seus estágios no primeiro semestre letivo de 2010.

Durante a programação, o secretário Bismarck Maia fará palestra sobre
“Estratégias para o Desenvolvimento do Turismo”. Haverá ainda um momento para discussões com a participação dos representantes das Secretarias do Turismo do Ceará e do Município, e da Skal Internacional de Fortaleza. Em meio ao contexto de ambientação na área do Turismo, os alunos terão oportunidade de participar de espaço de Orientação Profissional, tendo como parceiros a Faculdade Ateneu, o Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE), a Brilhante Eventos e o Instituto Skall.