Projeto Cartas: alunos melhoram aprendizado e fazem novos amigos

27 de janeiro de 2010 - 03:00

Alegria. Esse é o sentimento que alunos de quatro escolas da rede estadual de ensino têm ao trocar cartas entre si. A iniciativa faz parte do projeto “Cartas: Prazer em Conhecê-lo”, quando os estudantes se correspondem com o objetivo de trocar experiências e conhecer histórias de seus colegas. Essa relação de amizade, porém, não ficará somente no papel. No Projeto, incentivado pela Secretaria da Educação (Seduc), os alunos têm encontro marcado hoje, 28, e amanhã, 29, quando poderão conversar pessoalmente e conhecer seus novos amigos.

Cerca de 90 alunos do 1º e 2º anos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Paulo VI mantêm contato mensal com os estudantes da EEEP Júlia Giffoni, desde agosto do ano passado. Segundo a coordenadora do Projeto, Liliana Macedo, a iniciativa tem trazido bons resultados. ”Depois do Projeto, os alunos têm demonstrado mais interesse pela leitura”. O encontro será hoje, 28, das 13 às 16 horas, no Ginásio Aécio de Borba, na rua Paulino Nogueira, s/n, Benfica, quando vão se conhecer e ter um momento de integração com atividades culturais.
483
Amanhã, dia 29, a partir das 10 horas, será a vez dos 150 alunos do 1º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Estado do Amazonas receberem, na própria unidade,  os colegas da EEFM Governador Luiz Gonzaga Fonseca Mota. Na ocasião, haverá uma conversa entre professores e alunos e a apresentação de uma peça teatral. Em seguida, será feito um momento de integração com almoço e a troca de cartões e lembranças.

Segundo a professora regente do centro de multimeios da Estado do Amazonas, Norma Suely, a popularização de sites de relacionamento, como o Orkut e de programas de mensagens instantâneas não atrapalhou o andamento do Projeto. “Fizemos um acordo com os alunos, para que eles não utilizassem esses meios para ver as fotos e conversar com os colegas. Assim, a surpresa fica melhor”, diz.