Jovens de escolas estaduais apresentam projetos socais

8 de fevereiro de 2010 - 03:00

Cerca de 300 alunos de 32 escolas estaduais do Ceará participam, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, do Painel de Apresentação dos Projetos Sociais de integrantes do projeto e-Jovem. O evento acontece a partir das 8 horas, na Faculdade 7 de Setembro (FA7) (rua Maximiliano da Fonseca, 1395 – em frente à Unifor). A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc), no âmbito do projeto e-Jovem, e a Ashoka Empreendedores Sociais, através do Programa de Juventude Geração MudaMundo (GMM).

O encontro visa integrar os participantes do projeto e-Jovem, atendidos pelo módulo de empreendedorismo social. Eles criam e lideram seus próprios projetos, num espaço de troca de experiências, fomento e fortalecimento do conceito de empreendedorismo social e integração da rede de jovens agentes de transformação social. A programação inclui atividades como mesas de discussão, espaços culturais e debates temáticos.

Os projetos desenvolvidos pelos estudantes são voltados exclusivamente para empreendedorismo social e geradores de impactos duradouros em suas comunidades. Os trabalhos abrangem cinco eixos temáticos: participação cidadã, meio ambiente, cultura, esporte e lazer e geração de renda. O jovens serão avaliados por bancas examinadoras que irão dar sugestões a respeito do plano de ação de cada projeto, determinar se já estão prontos para serem implantados e se já podem receber o financiamento que pode chegar até R$ 1 mil.

Os projetos sociais recebem apoio financeiro, proveniente do Governo do Estado, e pedagógico, fornecido pelo Programa Geração MudaMundo. Esses incentivos chegam em forma de capacitação em planejamento e administração para que os jovens desenvolvam plenamente seus projetos, e adquiram uma formação integral de diversas competências e habilidades que irão contribuir também no desenvolvimento de seus projetos de vida.

O projeto e-Jovem faz parte do plano integrado de educação profissional do Estado do Ceará e foi criado com o objetivo de atender às necessidades e anseios dos jovens do ensino médio e egressos, facilitando a inserção desse público no mercado de trabalho.