Governador autoriza escolas profissionais e entrega computadores

26 de fevereiro de 2010 - 03:00

Os jovens dos municípios de Morada Nova, Araripe e Lavras da Mangabeira contarão em breve com uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP). As ordens de serviço  serão assinadas, respectivamente, dias 27, 1º e 2 de março, pelo governador Cid Gomes. O evento terá as presenças da secretária da Educação, Izolda Cela, e da comunidade local. O investimento ultrapassa R$ 15 milhões.  A ação integra a programação do Governo do Ceará na Minha Cidade.

Nas mesmas datas, vão receber microcomputadores os 58 alunos do Ensino Médio que obtiveram os melhores resultados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2008 de escolas estaduais que integram a 10ª, 18ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), respectivamente. Um total de 813 estudantes da rede serão contemplados  com equipamentos que contaram com recursos no valor de R$ 1,1 milhão.

Duas novas unidades serão construídas em Morada Nova e Araripe, com entrega prevista em 240 dias. Em Lavras, haverá ampliação e reforma da Escola Técnica Agrícola. Os serviços ficam sob a fiscalização do Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará (DER).

Computadores para alunos da rede estadual

A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seduc, visa premiar os alunos do Ensino Médio com o melhor desempenho acadêmico. Os resultados têm como referência o Spaece que identificou os que estão no nível adequado de conhecimento, em Língua Portuguesa e Matemática, segundo a escala da referida avaliação, que vai de 0 a 500 pontos. Recebem a premiação, os que tiveram pontuação mínima de 325 na primeira disciplina e 350 na segunda. A premiação foi instituída pela Lei 14.483, de 08/10/2009.

Em Fortaleza, o evento será na próxima quarta-feira, dia 3. Com a medida, o Governo  incentiva e reconhece o bom desempenho dos alunos do Ensino Médio. O prêmio tem o intuito de potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais.

Solenidades:
Dia 27 – em Morada Nova – 35 estudantes de municípios(10ª Crede) – Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeré, Russas e Tabuleiro do Norte.

Dia 1º – em Araripe – 19 estudantes de municípios(18ª Crede) –  Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Campos Sales, Crato, Nova Olinda, Saboeiro e Santana do Cariri.

Dia 2 – em Lavras – 04 estudantes de municípios(17ª Crede) – Ipaumirim e Várzea Alegre.