Estudantes cearenses participam da 8ª FEBRACE em São Paulo

8 de março de 2010 - 03:00

Alunos de nove escolas da rede estadual cearense participam a partir de amanhã, dia 9, até o próximo sábado, 13, em São Paulo, da  8ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Ao todo, 29 estudantes vão mostrar 15 projetos nas áreas de Ciências, Biologia, História, Comunicação, Saúde, Matemática, Mecânica, Bioquímica, entre outras. Os trabalhos foram desenvolvidos no ambiente escolar, sob a orientação dos professores das  disciplinas envolvidas. A iniciativa  conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), que investe, nesse momento, R$ 75,4 mil em passagens, hospedagens e alimentação.

Os alunos Nara Pereira, Lívio Brandão e Shérida Freitas estão entre os jovens classificados para participar do evento científico. A equipe é da Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Geisel, localizada em Juazeiro do Norte, e apresentará o projeto “A produção de papel a partir da fibra do caju”. De acordo com o professor orientador do grupo, Ribamar Bringel Filho, o bagaço extraído do caju pode ser reciclado de várias formas. “No nosso laboratório ambiental na escola, produzimos essa experiência inovadora no sistema de aproveitamento desse material”, afirma.

“Fitorremediação no aterro sanitário de Maracanaú” é o tema do trabalho que será apresentado pelos alunos Jorge Luis Sousa Lima e Ellen Priscilla de Araujo Bragança, do Liceu que leva o mesmo nome do município. A orientação ficou sob os cuidados dos professores Maria Edinilsa da Silva e Francisco Luiciano Filho. A escola estadual levará cinco projetos para apresentação.

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Nonato Ribeiro, em Trairi, participa da iniciativa com duas experiências. Uma delas estará representada pela aluna Karina Moreira Duarte que mostrará “ A importância dos saberes matemáticos gerados pelos produtores de mandioca (manihot esculenta crantz) na educação escolar de Gualdrapas”, região do semi-árido no município.

A FEBRACE é uma ação contínua, criada para estimular o desenvolvimento de uma cultura investigativa, além de criatividade, inovação e empreendedorismo na Educação Básica. Os projetos são desenvolvidos por estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio e Técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A Feira é uma iniciativa da Escola Politécnica da USP.

ESCOLAS PARTICIPANTES:

Escola de Ensino Fundamental e Médio(EEFM) Raimundo Nonato Ribeiro,Trairi
EEFM Presidente Geisel, Juazeiro do Norte
EEFM Presidente José Sarney, Caucaia
Liceu de Maracanaú, Maracanaú
EEFM Ricardo Souza Neves, Marco
EEFM Professora Marieta Santos, Bela Cruz
EEFM Luiza de Teodoro Vieira, Pacatuba
EEEP Poeta Sinó Pinheiro, Jaguaribe
EEFM Gustavo Barroso, Jaguaribe


Mais informações: http://febrace.org.br/febrace/index.php

Confira aqui a lista de projetos selecionados.