Plano de Ações Articuladas – PAR

10 de agosto de 2011 - 16:37

O PAR é uma ferramenta de planejamento do Ministério da Educação,  de caráter plurianual, construído com a participação dos gestores e educadores municipais, baseado em diagnóstico de caráter participativo, que permite a análise compartilhada do sistema educacional em quatro dimensões:

– gestão educacional;

– formação de professores, dos profissionais de serviço e apoio escolar;

– práticas pedagógicas e de avaliação

– infra estrutura física e recursos pedagógicos

Tem por objetivo auxiliar os municipios no planejamento e execução de  metas de qualidade  para a educação básica visando a melhoria dos indicadores educacionais da rede publica de ensino.

Visa implementar uma política pública dirigida para a melhoria da qualidade de ensino na educação básica, de acordo com princípios constitucionais (art. 206), e conforme o estabelecido no Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007.

No Estado do Ceará atua em parceria com os Órgãos: Ministério da Educação – MEC, Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação-FNDE, Universidade Federal do Ceará-UFC, Secretaria da Educação do Ceará- SEDUC, Secretaria Municipal de Educação-SME, UNDIME

Veja Mais

 

 


Ações Previstas para 2012


– Revisar o PAR/2007-2010

– Orientar os 178 municipios e  Coordenadorias Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, na elaboração do PAR-2010 a 2014, distribuidos em  pólos

–  Acompanhar in loco os 178 municipios nas fases : Diagnóstico, Elaboração e Execução

– Monitorar à implantação e implementação dos  Programas que viabilizam as ações do PAR