Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL

10 de agosto de 2011 - 16:35

O Programa de Formação Inicial para professores em exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL –  é um curso de formação à distância, em nível médio, na modalidade normal, com habilitação em educação infantil. É direcionado aos professores de educação infantil em exercício nas creches e pré escolas das redes públicas.

Ações previstas para 2012
– O Programa de Formação Inicial  para Professores em exercício na Educação Infantil finalizou o Grupo III em dezembro de 2011, com um total de 698 cursistas (professores das redes municipais), habilitados em nível médio magistério, qualificados para o exercício na Educação Infantil.
– Para que o Grupo IV seja implementado o MEC, acatando as sugestões dos Estados e Universidades envolvidas no Programa, decidiu revisar os módulos do Proinfantil, produzidos no ano de 2005.   Considerando que o material do referido Programal possui 64 volumes, Guia Geral, Diretrizes, Livro do Tutor, CAs e Livro de textos de apoio, o trabalho foi dividido em etapas e pelo seu volume demandará um tempo maior impossibilitando de iniciar o Curso no primeiro semestre de 2012. Dessa forma  o Curso ficará suspenso aguardando o nivo prazo para reiniciar
– Para o Grupo IV, a demanda foi levantada e analisada pelo site do SIMEC/PAR e resultou em  uma demanda de aproximadamente  800 professores, das redes municipais, que ainda não têm a formação mínima exigida por lei para o exercício do  magistério.

Pelas razões supra citadas ainda não podemos elencar as ações para o ano de 2012.