19ª Crede realizou a III Mostra Cultural Afro-Brasileira

26 de dezembro de 2011 - 14:51

No ano instituído pela ONU como Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, a 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede Juazeiro do Norte, realizou a III Mostra Regional de Cultura Afro-Brasileira, no dia 22 de dezembro, de 7h às 13h, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Prof. Moreira de Sousa, em Juazeiro do Norte.

O evento representou a culminância dos trabalhos desenvolvidos nas escolas estaduais durante o ano de 2011, no processo de ensino da história e cultura: Afro-Brasileira e Africana.

Durante a Semana da Consciência Negra, nas unidades escolares da 19ª Crede, aconteceu apresentações culturais e exposições de trabalhos exitosos todos com objetivo de erradicar a discriminação racial contra o povo africano e seus descendentes, bem como promover e preservar a identidade cultural, social e econômica resultante da influência africana na construção da sociedade brasileira.

O evento contou com a participação de alunos e representantes das escolas da 19ª Crede.

Confira a programação:

Apresentação do CERE Ernani Vitorino / Juazeiro – Vídeo sobre Racismo, produzido pelo aluno Romário;

Apresentação do CAIC D. Antônio Campelo / Juazeiro – Monólogo: Poema Navio Negreiro (Castro Alves);

Apresentação da EEFM EEFM Tiradentes / Juazeiro – Teatro: Resistência Negra;

Apresentação da EEFM Gabriel Bezerra de Morais / Farias Brito – Dança do Coco;

Apresentação da EEFM José Bezerra / Juazeiro – Desfile da Garota Beleza Negra;

Apresentação da EEFM Miguel Saraiva Pinheiro / Granjeiro – Dança e Paródia Africana;

Apresentação da EEM Dr. Romão Sampaio / Jardim – Teatro: Tarda mais não falha;

Apresentação da EEEP Otília Correia Saraiva / Barbalha – Desfile da Beleza Negra;

Apresentação da EEFM Clotilde Saraiva / Juazeiro – Dança Africana;

Apresentação da EEFM Gov. Adauto Bezerra/ Jardim – Teatro: Menina bonita do laço de fita;

Apresentação da EEFM Amália Xavier / Juazeiro – Dança Danda Lunda;

Apresentação da EEM Gov. Adauto Bezerra/ Barbalha – Grupo de Dança Pérola Negra;

Apresentação da EEM Almiro da Cruz / Barbalha – No compasso da ginga;

Apresentação da EEFM Mª Amelia Bezerra / Juazeiro – Homenagem: Personalidades Negras;

Apresentação da EEFM Gov. Adauto Bezerra / Juazeiro – Esquete Teatral Identidade;

Apresentação da EEFM Prefeito Antônio Conserva Feitosa / Juazeiro Paródia Africana;

Apresentação da EEF Martiniano de Alencar / Barbalha – Dança Mista: Mistura de Ritmos e Cultura

Apresentação da EEEP Aderson Borges /Juazeiro – Teatro da Obra de Aluísio de Azevedo: O Cortiço;

Apresentação da EEEP Prof. Moreira de Sousa / Juazeiro- Monólogo e Desfile com Bandeiras de países africano.

26.12.2011
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação