Projeto e-Jovem

23 de agosto de 2012 - 17:43

 

O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará por intermédio da Secretaria da Educação (SEDUC), que objetiva oferecer formação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com ênfase no protagonismo juvenil, aos educandos do Ensino Fundamental e Médio e egressos da rede pública estadual. Despertando habilidades e valores necessários para que esses jovens em formação se tornem cidadãos conscientes e dispostos a assumir um papel pró-ativo ao longo das suas vidas.

Desde 2008, o e-Jovem tem alcançado os seguintes resultados:

– Mais de 15.000 mil alunos qualificados, em 160 escolas da rede pública estadual de ensino, distribuídos em 105 municípios cearenses;

– Validado pelo Ministério do Trabalho e Emprego como um programa de aprendizagem, significa uma oportunidade de estágio para os alunos, garantindo a experiência profissional para o primeiro emprego e gerando alternativas de desenvolvimento econômico e tecnológico do Ceará. Atualmente o projeto possui 1.116 estagiários;

– Ganhador do 1º Lugar no Prêmio Cidadania Eletrônica Digital em 2011, com a implementação do Projeto e-Jovem no Hospital de Saúde Mental em Messejana.


Mapa com os municípios contemplados pelo projeto
– Clique no mapa para ampliar


 

 

 

 
Equipe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Princípios

– Formação continuada;
– Protagonismo e empreendedorismo juvenil;
– Atitude empresarial com responsabilidade social;
– Impacto social.

Objetivos

– Universalização da cultura digital;
– Qualificação profissional;
– Possibilitar a inserção no mundo do trabalho;
– Empreendedorismo social juvenil.


Metodologia do curso

As aulas são presenciais e mediadas por um educador(a) ou instrutor(a) durante a realização do curso.

Módulos

Módulo Fundamental
– Educação Empreendedora;
– Informática Básica.

Público
Alunos que cursam entre os 8º e 9º anos do ensino fundamental das redes municipais credenciadas

Duração do curso
2 meses

Módulo I
– Informática Básica;
– Preparação para o Trabalho e Prática Social.

Módulo II
é voltado para alunos do ensino médio e/ou egressos da Rede Pública de Ensino.
– Qualificação Profissional em Suporte Técnico e Manutenção de Computadores 204h/a
– Qualificação Profissional em Webdesign 356h/a
– Qualificação Profissional em Programação Web e Banco de Dados 320h/a

Extensão:
com cursos de carga horária de 60h/a distribuídos em três eixos temáticos: Suporte, Desenvolvimento e Webdesign. O Módulo Extensão foi pensado para os concludentes dos outros módulos do Projeto e-Jovem, que, por sua vez, tenham interesse em aprimorar o conhecimento a partir de conteúdos específicos. Os cursos também são ofertados aos alunos do ensino médio e/ou egressos da Rede Pública de Ensino.

Estágio Supervisionado
é mais uma etapa no processo de aprendizado do aluno eJovem. Com carga horária de 400 horas, ocorre no decorrer do curso do Módulo II, paralelo às aulas. Portanto, é uma atividade que visa o aprimoramento profissional dos(as) educandos em instituições públicas ou privadas com o propósito de possibilitar o exercício do conhecimento adquirido no Curso. As empresas que se tornam parceiras do e-Jovem, propondo-se a receber os estagiários do projeto não têm ônus financeiro, pois os estágios são amparados pela Lei Federal de Estágios, Lei 11. 788/08 que regula as atividades de estágio em todo território nacional e pelo Decreto Estadual 30.933/12.

O e-Jovem também foi validado pelo Mistério Trabalho e Emprego (MTE) como um programa de Aprendizagem, ou seja, faz parte do Programa Jovem Aprendiz, conforme Lei 10.097/2000 Decreto Federal 5.598/2005. A aprendizagem está inserida no Módulo I e II, em turmas específicas, abrangendo o arco de Telemática e o Programa Estadual de Aprendizagem e-Jovem Técnicas Administrativas e Vendas.

SOBRE A PROPOSTA EJA + QUALIFICAÇÃO
A Codea/Diversidade e Inclusão Educacional propõe um redimensionamento da oferta do ensino médio presencial na perspectiva de melhor atender as especificidades dos sujeitos da EJA e, em particular, garantir aos que retornam à escola sua permanência e conclusão da educação básica.

Essa nova proposta, assume como principal compromisso a oferta da EJA Articulada à Educação Profissional, assegurando a esses jovens e adultos uma perspectiva de preparação para o mundo do trabalho, mais próxima de suas necessidades e da construção de sentido no retorno aos bancos da escola.

A matriz curricular agrega disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e mais três outros componentes curriculares: Preparação para o Trabalho e Práticas Sociais (PTPS), Informática Básica e Técnicas Administrativas e Vendas (TAV), desenvolvidas e organizadas pelo Projeto e-Jovem, da Codea/Protagonismo Estudantil, que vem se consolidando, na Seduc, como uma proposta inovadora de formação tecnológica e preparação para o mundo do trabalho.

PÚBLICO
Preferencialmente, jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, que concluíram o ensino fundamental e estão fora da escola ou iniciaram o ensino médio e abandonaram os estudos, assim como o público egresso do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

Quantidade de Jovens Aprendiz do Projeto e-Jovem inseridos no mercado de trabalho nos anos mencionados abaixo:

2013/2014: 06 aprendizes
2014/2015: 78 aprendizes
2015/2016: 85 aprendizes
2016/2017: 57 aprendizes
Total: 226 alunos

 

Gráfico

 

 

Site: www.projetoejovem.com.br

Facebook: ejovem

Email: faleconosco@projetoejovem.com.br

YouTube: projetoejovem

Instagram:  projetoejovem

Fones: (85) 3101.3928 | 3101.3693