Izolda Cela apresenta ações de apoio aos alunos da rede estadual no Enem 2013

26 de outubro de 2013 - 16:10

“Nós temos as nossas especificidades, mas mostramos a nossa capacidade de nos unir em prol de um objetivo”, frisou a secretária da Educação do Estado do Ceará, Izolda Cela, em cerimônia de apresentação da última etapa do projeto “Enem Chego Junto Chego Bem”, o Dia E. O evento ocorreu na última quarta-feira, dia 23, e contou com a presença de representantes de entidades ligadas à educação de todo o estado. As ações são direcionadas aos alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Além do fortalecimento da aprendizagem, estão garantidos aos estudantes da Capital e do Interior alimentação, hospedagem e transporte nos dias do Exame. Somente nessa etapa do “Dia E”, foram investidos R$ 2 milhões, oriundos dos Governo Estadual e Federal.

Estiveram presentes o vice-presidente do Sindicato Apeoc, Reginaldo Pinheiro, o presidente da União dos Dirigentes Municipais (Undime/CE), Aléssio Costa Lima, do vice-presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), o prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento e o superintendente do Sindiônibus, Paulo César Vieira.

Para Sâmila Soárez, aluna da Escola de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar e representante dos estudantes durante o evento, esse trabalho com apoio pedagógico e estrutura vai propiciar a entrada de mais alunos nas universidades. “Estamos reconstruindo o orgulho de ser estudante de escola pública”- ressaltou a aluna.

O diretor da mesma escola, Jefferson Queiroz, acredita que a preocupação com todas as etapas, da aprendizagem ao ingresso no ensino superior, e a parceria entre Seduc, Credes, Sefor, escolas e alunos vão contribuir para que o estudante chegue muito bem ao Exame. “Podemos ver que hoje o Governo do Estado trabalha de forma incessante pela qualidade do ensino”, destacou o gestor.

Para garantir transporte aos inscritos, duas estratégias serão executadas. Na Capital, 35 mil jovens fizeram inscrições para o Enem. Desse total, 22 mil receberão, na própria carteira de estudante, créditos para pagar as passagens dos dois dias de prova. Os demais, por não possuírem o documento, utilizarão o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao aluno, na escola em que estuda, que permitirá o transporte nas datas do Exame. Devido ao local de prova estar em outro município, 6.320 alunos da região metropolitana também contarão com o mesmo benefício. Ao todo, estarão disponíveis 146 mil passagens urbanas. No Interior, 2.703 veículos farão o transporte dos alunos do Ensino Médio.

“A gente vê o empenho e a dedicação dessas pessoas para fazer acontecer”, destacou o superintendente do Sindiônibus, Paulo César Vieira, que falou sobre a parceria entre o sindicato e a Seduc para assegurar transporte aos alunos de Fortaleza e região metropolitana inscritos no Exame.

Um total de 12 mil alunos de municípios ou distritos de difícil acesso aos locais de provas terão hospedagem garantida. Uma das opções de atendimento, a “Hospedagem Solidária”,  vem dos pais e familiares de alunos, profissionais e parceiros das escolas que atenderam ao chamado da Seduc. São  2 mil famílias mobilizadas nesta ação. Serão servidos café da manhã, almoço e jantar para 40 mil alunos nos locais de hospedagem e nas escolas estaduais. Para os dias de prova, os 192 mil inscritos na Capital e no Interior irão receber um lanche, o kit Enem, e contarão com tendas de apoio com informações para os estudantes no Interior e na Capital.

O secretário adjunto da Educação, Maurício Holanda, destacou que a entrada de alunos da escola pública no ensino superior, por meio do Enem ou das cotas,  vai melhorar a universidade. “Eles entram com bastante mérito intelectual, com um conhecimento, um saber das dificuldades, um saber lutar e não desistir- frisou o dirigente.

Ao finalizar sua fala, a secretária Izolda Cela agradeceu a todos os envolvidos nas ações destinadas ao Enem 2013. “A mim, resta agradecer. Simples assim”.

26.10.2013

Assessoria de Comunicação da Seduc