Escolas Regulares em Tempo Integral na Rede Estadual de Ensino

1 de janeiro de 2018 - 16:14 # #

A Secretaria da Educação do Ceará tem empreendido esforços para um ensino de qualidade nas suas escolas, procurando sempre prover a equidade através da realização de projetos que contribuam para o desenvolvimento do jovem em todas as suas dimensões.

Desta maneira, a organização da escola em tempo integral é uma estratégia defendida por todos que querem que a educação formal desenvolvida em estabelecimentos públicos consiga proporcionar aos filhos de trabalhadores uma formação integral e que respeite seus potenciais, direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Visando concretizar a meta do Plano Nacional de Educação que é “oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da Educação Básica”, o plano de governo intitulado “Os sete Cearás” na área da educação apresenta como um de seus objetivos assegurar a todo cidadão uma sólida formação educacional básica e fundamental inclusiva e de qualidade, institucionalizando a escola em tempo integral e modernizando a gestão educacional.

São dimensões fundantes da prática educativa destas escolas:

1. A escola deve ser concebida como uma Comunidade de Aprendizagem;
2. A Aprendizagem Cooperativa deve ser o método pedagógico estruturante;
3. O Protagonismo Estudantil é um princípio imperativo para qualquer proposta de ensino médio.

São definidas como dimensões pedagógicas:

a) a pesquisa como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo;
b) a desmassificação do ensino;
c) itinerários formativos diversificados.

A ampliação da jornada escolar, necessariamente, converge na discussão do papel da família, dos professores, dos funcionários, ou seja, de todos os envolvidos no processo educativo. Deve-se ter ciência que não basta simplesmente aumentar o tempo escolar, o estudante necessita, além disso, de processos de aprendizagem mais significativos, que favoreçam o desenvolvimento de aspectos subjetivos e sociais.

Cada aluno tem cinco tempos eletivos por semana que visam diversificar o currículo e oportunizar a construção do itinerário formativo de acordo com seus interesses e projeto de vida no decorrer do ensino médio, sendo ofertadas 45 horas/aulas semanais e nove tempos diários com disciplinas da base comum, diversificada e opcional.

Para concretizar o objetivo, em 2016, a Seduc iniciou a implantação do tempo integral 26 escolas estaduais de ensino regular, sendo uma em cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e duas em cada Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Este ano, a expansão do tempo do aluno na escola começou com turmas da 1ª série do Ensino Médio e a a expansão se dará gradualmente para as demais séries e escolas.

Para a escolha das escolas que iniciaram o programa do Tempo Integral em 2016 foram utilizados os seguintes critérios:

Escolas elegíveis
• 50% ou mais dos alunos recebendo Bolsa Família

Critérios de viabilidade
– Menos de 60% de ocupação das vagas
– Implementação em municípios com pelo menos duas escolas estaduais

Critérios de priorização
– 1 Escola por região (Crede/Sefor)
– Condições de infraestrutura para iniciar em 2016
– Baixo índice de aprovação

Escolas participantes em 2016

CREDE/SEFOR MUNICÍPIO ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO REGULAR
1
AQUIRAZ
LIA SIDOU
2
MIRAÍMA
EEM VICENTE ANTENOR FERREIRA GOMES
3
ACARAÚ
EEM LICEU DE ACARAÚ MARIA ALICE RAMOS GOMES
4
CAMOCIM
LICEU DE CAMOCIM DEPUTADO MURILO AGUIAR
5
SÃO BENEDITO
EEM LICEU DR. JOÃO ALMIR DE FREITAS BRANDÃO
6
SOBRAL
CERE PREFEITO JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR
7
CARIDADE
EEM JOSÉ NILTON SALVINO FRANCO
8
REDENÇÃO
EEM PADRE SARAIVA LEÃO
9
CASCAVEL
EEFM CUSTÓDIA DA SILVA LEMOS
10
TABULEIRO
EEFM ANTONIO VIDAL MALVEIRA
11
JAGUARIBE
EEM CORNÉLIO DIÓGENES
12
QUIXERAMOBIM
EEFM CORONEL HUMBERTO BEZERRA
13
CRATEÚS
EEFM LIONS CLUB
14
PEDRA BRANCA
EEM DE MINEIROLÂNDIA
15
TAUÁ
EEM ANTONIO VIEIRA LIMA
16
IGUATU
EEM ANTONIO ALBUQUERQUE DE SOUZA FILHO
17
ICÓ
CERE PADRE JOSÉ ALVES DE MECEDO
18
CRATO
LICEU PREFEITO RAIMUNDO COELHO BEZERRA DE FARIAS
19
BARBALHA
EEM ALMIRO DA CRUZ
20
AURORA
EEM TABELIÃO J P QUEZADO
S1
FORTALEZA
EEFM AYRTON SENNA DA SILVA
S1
FORTALEZA
EEFM JOSÉ VALDO RIBEIRO RAMOS
S2
FORTALEZA
EEFM JOÃO NOGUEIRA JUCÁ
S5
FORTALEZA
EEFM MATIAS BECK
S3
FORTALEZA
EEFM SENADOR FERNANDES TÁVORA
S3
FORTALEZA
EEFM PROFESSOR JOCIÊ CAMINHA DE MENEZES
S3
FORTALEZA
EEFM PROFESSOR JOCIÊ CAMINHA DE MENEZES

 

Além das escolas de ensino regular, a rede estadual possui 112 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) que já oferecem uma jornada escolar ampliada com cursos técnicos.
Para saber mais acesse www.educacaoprofissional.seduc.ce.gov.br