Escolas Regulares em Tempo Integral na Rede Estadual de Ensino

1 de janeiro de 2018 - 16:14 # #

A Secretaria da Educação do Ceará tem empreendido esforços para um ensino de qualidade nas suas escolas, procurando sempre prover a equidade através da realização de projetos que contribuam para o desenvolvimento do jovem em todas as suas dimensões.

Desta maneira, a organização da escola em tempo integral é uma estratégia defendida por todos que querem que a educação formal desenvolvida em estabelecimentos públicos consiga proporcionar aos filhos de trabalhadores uma formação integral e que respeite seus potenciais, direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Visando concretizar a meta do Plano Nacional de Educação que é “oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da Educação Básica”, o plano de governo intitulado “Os sete Cearás” na área da educação apresenta como um de seus objetivos assegurar a todo cidadão uma sólida formação educacional básica e fundamental inclusiva e de qualidade, institucionalizando a escola em tempo integral e modernizando a gestão educacional.

São dimensões fundantes da prática educativa destas escolas:

1. A escola deve ser concebida como uma Comunidade de Aprendizagem;
2. A Aprendizagem Cooperativa deve ser o método pedagógico estruturante;
3. O Protagonismo Estudantil é um princípio imperativo para qualquer proposta de ensino médio.

São definidas como dimensões pedagógicas:

a) a pesquisa como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo;
b) a desmassificação do ensino;
c) itinerários formativos diversificados.

A ampliação da jornada escolar, necessariamente, converge na discussão do papel da família, dos professores, dos funcionários, ou seja, de todos os envolvidos no processo educativo. Deve-se ter ciência que não basta simplesmente aumentar o tempo escolar, o estudante necessita, além disso, de processos de aprendizagem mais significativos, que favoreçam o desenvolvimento de aspectos subjetivos e sociais.

Cada aluno tem cinco tempos eletivos por semana que visam diversificar o currículo e oportunizar a construção do itinerário formativo de acordo com seus interesses e projeto de vida no decorrer do ensino médio, sendo ofertadas 45 horas/aulas semanais e nove tempos diários com disciplinas da base comum, diversificada e opcional.

Para concretizar o objetivo, em 2016, a Seduc iniciou a implantação do tempo integral 26 escolas estaduais de ensino regular, sendo uma em cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e duas em cada Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Este ano, a expansão do tempo do aluno na escola começou com turmas da 1ª série do Ensino Médio e a a expansão se dará gradualmente para as demais séries e escolas.

Para a escolha das escolas que iniciaram o programa do Tempo Integral em 2016 foram utilizados os seguintes critérios:

Escolas elegíveis
• 50% ou mais dos alunos recebendo Bolsa Família

Critérios de viabilidade
– Menos de 60% de ocupação das vagas
– Implementação em municípios com pelo menos duas escolas estaduais

Critérios de priorização
– 1 Escola por região (Crede/Sefor)
– Condições de infraestrutura para iniciar em 2016

EEFM SENADOR FERNANDES TÁVORA
EEFM PROFESSOR JOCIÊ CAMINHA DE MENEZES
EEFM PROFESSOR JOCIÊ CAMINHA DE MENEZES

Além das escolas de ensino regular, a rede estadual possui 112 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) que já oferecem uma jornada escolar ampliada com cursos técnicos.
Para saber mais acesse www.educacaoprofissional.seduc.ce.gov.br