Escolas Regulares em Tempo Integral na Rede Estadual de Ensino
1 de janeiro de 2018 - 16:14 #Rede-Estadual #tempo integral
A Secretaria da Educação do Ceará tem empreendido esforços para um ensino de qualidade nas suas escolas, procurando sempre prover a equidade através da realização de projetos que contribuam para o desenvolvimento do jovem em todas as suas dimensões.
Desta maneira, a organização da escola em tempo integral é uma estratégia defendida por todos que querem que a educação formal desenvolvida em estabelecimentos públicos consiga proporcionar aos filhos de trabalhadores uma formação integral e que respeite seus potenciais, direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Visando concretizar a meta do Plano Nacional de Educação que é “oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da Educação Básica”, o plano de governo intitulado “Os sete Cearás” na área da educação apresenta como um de seus objetivos assegurar a todo cidadão uma sólida formação educacional básica e fundamental inclusiva e de qualidade, institucionalizando a escola em tempo integral e modernizando a gestão educacional.
São dimensões fundantes da prática educativa destas escolas:
1. A escola deve ser concebida como uma Comunidade de Aprendizagem;
2. A Aprendizagem Cooperativa deve ser o método pedagógico estruturante;
3. O Protagonismo Estudantil é um princípio imperativo para qualquer proposta de ensino médio.
São definidas como dimensões pedagógicas:
a) a pesquisa como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo;
b) a desmassificação do ensino;
c) itinerários formativos diversificados.
A ampliação da jornada escolar, necessariamente, converge na discussão do papel da família, dos professores, dos funcionários, ou seja, de todos os envolvidos no processo educativo. Deve-se ter ciência que não basta simplesmente aumentar o tempo escolar, o estudante necessita, além disso, de processos de aprendizagem mais significativos, que favoreçam o desenvolvimento de aspectos subjetivos e sociais.
Cada aluno tem cinco tempos eletivos por semana que visam diversificar o currículo e oportunizar a construção do itinerário formativo de acordo com seus interesses e projeto de vida no decorrer do ensino médio, sendo ofertadas 45 horas/aulas semanais e nove tempos diários com disciplinas da base comum, diversificada e opcional.
Para concretizar o objetivo, em 2016, a Seduc iniciou a implantação do tempo integral 26 escolas estaduais de ensino regular, sendo uma em cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e duas em cada Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Este ano, a expansão do tempo do aluno na escola começou com turmas da 1ª série do Ensino Médio e a a expansão se dará gradualmente para as demais séries e escolas.
Para a escolha das escolas que iniciaram o programa do Tempo Integral em 2016 foram utilizados os seguintes critérios:
Escolas elegíveis
• 50% ou mais dos alunos recebendo Bolsa Família
Critérios de viabilidade
– Menos de 60% de ocupação das vagas
– Implementação em municípios com pelo menos duas escolas estaduais
Critérios de priorização
– 1 Escola por região (Crede/Sefor)
– Condições de infraestrutura para iniciar em 2016
– Baixo índice de aprovação
Escolas participantes em 2016
CREDE/SEFOR | MUNICÍPIO | ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO REGULAR |
---|---|---|
1 |
AQUIRAZ
|
LIA SIDOU
|
2 |
MIRAÍMA
|
EEM VICENTE ANTENOR FERREIRA GOMES
|
3 |
ACARAÚ
|
EEM LICEU DE ACARAÚ MARIA ALICE RAMOS GOMES
|
4 |
CAMOCIM
|
LICEU DE CAMOCIM DEPUTADO MURILO AGUIAR
|
5 |
SÃO BENEDITO
|
EEM LICEU DR. JOÃO ALMIR DE FREITAS BRANDÃO
|
6 |
SOBRAL
|
CERE PREFEITO JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR
|
7 |
CARIDADE
|
EEM JOSÉ NILTON SALVINO FRANCO
|
8 |
REDENÇÃO
|
EEM PADRE SARAIVA LEÃO
|
9 |
CASCAVEL
|
EEFM CUSTÓDIA DA SILVA LEMOS
|
10 |
TABULEIRO
|
EEFM ANTONIO VIDAL MALVEIRA
|
11 |
JAGUARIBE
|
EEM CORNÉLIO DIÓGENES
|
12 |
QUIXERAMOBIM
|
EEFM CORONEL HUMBERTO BEZERRA
|
13 |
CRATEÚS
|
EEFM LIONS CLUB
|
14 |
PEDRA BRANCA
|
EEM DE MINEIROLÂNDIA
|
15 |
TAUÁ
|
EEM ANTONIO VIEIRA LIMA
|
16 |
IGUATU
|
EEM ANTONIO ALBUQUERQUE DE SOUZA FILHO
|
17 |
ICÓ
|
CERE PADRE JOSÉ ALVES DE MECEDO
|
18 |
CRATO
|
LICEU PREFEITO RAIMUNDO COELHO BEZERRA DE FARIAS
|
19 |
BARBALHA
|
EEM ALMIRO DA CRUZ
|
20 |
AURORA
|
EEM TABELIÃO J P QUEZADO
|
S1 |
FORTALEZA
|
EEFM AYRTON SENNA DA SILVA
|
S1 |
FORTALEZA
|
EEFM JOSÉ VALDO RIBEIRO RAMOS
|
S2 |
FORTALEZA
|
EEFM JOÃO NOGUEIRA JUCÁ
|
S5 |
FORTALEZA
|
EEFM MATIAS BECK
|
S3 |
FORTALEZA
|
EEFM SENADOR FERNANDES TÁVORA
|
S3 |
FORTALEZA
|
EEFM PROFESSOR JOCIÊ CAMINHA DE MENEZES
|
S3 |
FORTALEZA
|
EEFM PROFESSOR JOCIÊ CAMINHA DE MENEZES
|
Além das escolas de ensino regular, a rede estadual possui 112 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) que já oferecem uma jornada escolar ampliada com cursos técnicos.
Para saber mais acesse www.educacaoprofissional.seduc.ce.gov.br