Seduc lança ações de 2018 para o Enem Chego Junto, Chego bem com aulão de redação e palestra motivacional

29 de maio de 2018 - 09:43 # # # #

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil, e obter um bom desempenho nas provas pode representar a conquista de um sonho pelos estudantes, que passam o ano inteiro se dedicando ao aprendizado. Visando apoiar os alunos da rede pública estadual, a Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta terça-feira (29), as ações do programa Enem Chego Junto, Chego Bem para 2018. O evento foi realizado na na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, reunindo alunos de oito escolas de Fortaleza, professores, gestores e demais profissionais da educação.

As escolas da rede pública estadual vivenciam a etapa de motivação e preparação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o edital do Ministério da Educação (MEC), as provas serão realizadas nos dias 04 e 11 de novembro.

Conforme divulgou o secretário Rogers Mendes, as inscrições no Exame chegaram a quase 100% entre os alunos aptos a fazer a prova. “O que está em jogo não é um número, mas, a história de vida de cada estudante, que tem direito a sonhar, a ter um projeto de vida. A prova é uma abertura de portas, que possibilita a ampliação dos horizontes, para se chegar ao mundo do trabalho com mais perspectivas e oportunidades. Mobilizamos as escolas para darem toda a assessoria aos estudantes, durante todo o processo”, enfatiza o gestor. Ao todo, foram inscritos 107.188 alunos da rede estadual no Enem 2018.

 

Encontro

O evento desta terça contou com palestra motivacional, ministrada o professor Diego Feitosa, e aulão de redação, com o professor Dionísio Viana. A ideia é que os jovens se sintam incentivados e preparados para realizar as avaliações.

Em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, a Seduc promove o Concurso Redação Enem: chego junto, chego a 1.000! e o Serviço de Correção de Redação. O objetivo da primeira iniciativa é selecionar e premiar as produções escritas, como forma de fomentar a adequada redação de texto na modalidade dissertativo-argumentativa, de acordo com o exigido no Exame.

Já os corretores de redação irão atuar para fortalecer a preparação dos estudantes em todas as escolas públicas. Durante essa preparação, as redações feitas pelos alunos serão corrigidas e, em seguida, cada um receberá o retorno com os comentários sobre o texto, conforme as competências do Enem. Assim, os jovens contarão com auxílio individual na produção textual, estimulando a escrita e a apropriação da língua.

Colaboração

O diretor da Fundação Demócrito Rocha, Marcos Tardin, valoriza a parceria interinstitucional visando ao sucesso dos alunos. “É um grande prazer, para a Fundação, fazer parte desse projeto com a Seduc há tantos anos. Desde o início, configurou-se como um grande desafio contribuir com esse trabalho de preparação desenvolvido pela Secretaria, que hoje é considerado uma referência nacional”, avalia.

O estudante Gabriel Ricardo Pereira, de 17 anos, da EEFM Johnson, gostou da experiência de participar das aulões. “É algo bem diferente. Uma boa aposta para motivar os jovens a estudarem para o Enem. Muita gente sonha com a entrada na universidade, e atividades como essa, auxiliam a acreditar mais em nós mesmos. Na escola, também fazemos grupos de estudos, o que facilita muito no aprendizado”, conta.

Antônio Jorge de Lima, de 20 anos, cursa a 3ª série na Escola Marcelino Champagnat e reconhece como positivas as ações. “É muito bom estar tendo essa oportunidade. Por conta da minha idade, eu até pensei em desistir, mas minha mãe me incentivou a permanecer estudando e a escola está dando todo o apoio. Sobre o aulão, absorvi boas dicas, que abrem a mente e desenvolvem o pensamento, dando força pra seguir em frente. Além de interagir com o aluno, de forma descontraída, existe a aula, com aprendizados importantes.

Aumento

O índice de aprovação dos alunos das escolas públicas estaduais no ensino superior cresceu entre os anos de 2015 e 2017. Um total de 16.897 estudantes garantiram o ingresso em instituições públicas e privadas no ano passado, enquanto em 2015, foram 10.035.

Para alcançar estes resultados, a gestão estadual conta com gestores, professores e funcionários. A melhoria acontece no dia a dia, na sala de aula, em todas as disciplinas do currículo.

Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem

O Enem Chego Junto, Chego Bem tem a finalidade de mobilizar, motivar e preparar os alunos da Rede Pública Estadual para a realização do Exame. A ação acontece durante todo o ano letivo em seis etapas: (1) Auxílio na organização dos documentos necessários para realizar a inscrição; (2) Apoio nos dias de inscrição; (3) Eventos motivacionais e de orientação vocacional; (4) Ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) Realização do #enemvou2dias, com auxílio no transporte e pontos de apoio aos alunos nos dois dias de provas; e (6) Orientações para o acesso ao Ensino Superior.

Participaram do evento desta terça estudantes da EEEP Jaime Alencar, EEFM Luíza Távora Promorar, EEFM Mirian Porto Mota, Dom Antônio Almeida Lustosa, EEFM Johnson, EEFM Governador Virgílio Távora, EEMTI Walter de Sá Cavalcante e EEFM Padre Marcelino Champagnat.

29.05.2018
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br