Alunos que Inspiram: Sefor realiza etapa regional do Festival nesta sexta (08)

8 de junho de 2018 - 10:47 # # # #

O pátio interno da Secretaria da Educação transformou-se em palco para diversas manifestações culturais e artísticas durante esta sexta-feira (08), com a realização da etapa regional do Festival Alunos que Inspiram, apresentando trabalhos de estudantes de escolas da Capital, área de abrangência da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Ao todo, foram indicados para esta fase 344 trabalhos, dos quais, 84 foram classificados e foram apresentados durante todo o dia. O secretário Rogers Mendes esteve presente na abertura do evento.

Pela manhã, subiram ao palco os estudantes inscritos nas expressões de Dança, Poema e Grupo Musical. À tarde, foi a vez das exibições de Esquete Teatral, Cordel e Vídeo. Além disso, ao longo de todo o dia, houve painéis com as mostras das produções de Grafite, Crônica, Pintura, Desenho, Quadrinhos, Fotografia, Conto e Escultura, totalizando 14 modalidades de manifestação.

Manuela de Andrade, de 16 anos, cursa a 1ª série na Escola João Mattos, localizada na área da Sefor 3. A jovem canta desde os 8 e hoje atua profissionalmente, apresentando-se em casamentos e em quadrilhas juninas, por exemplo. Para ela, o Festival é mais uma oportunidade de mostrar o que sabe fazer. “Todo mundo fica nervoso na hora de subir ao palco, eu também fiquei um pouquinho, mas já estou acostumada com isso e consegui me soltar. Fazer parte dos Alunos que Inspiram é muito bom. Amo o que faço, vivo da música, sinto ela em mim”, conta a jovem, que classificou-se para a fase seguinte do certame na expressão Grupo Musical, junto com o colega Danilo Rodrigues, que a acompanhou tocando teclado, compondo o projeto “Soulpreto”.

Integral

O secretário Rogers Mendes argumenta que a educação de qualidade se faz promovendo a formação integral do ser humano, incentivando a aprendizagem dos conteúdos da base comum curricular e, também, de outras áreas. “Temos incentivado as manifestações artísticas, culturais e as produções científicas, porque entendemos que a educação de qualidade se faz na diversidade das linguagens. A educação plena, que dá as maiores oportunidades para a conquista da cidadania, necessita do desenvolvimento da sensibilidade, da estética. E apoiamos o protagonismo estudantil porque entendemos que não há educação sem a participação efetiva dos estudantes”, avalia.

Gustavo André Ribeiro, de 18 anos, aluno da 2ª série na Escola João Nogueira Jucá, pertencente à área da Sefor 2, apresentou trabalho na expressão de Escultura. A produção, intitulada “Identidade”, busca despertar no interlocutor a ideia de que a busca pelo conhecimento é necessária para a descoberta da própria identidade.

“Nas escolas, o principal veículo de educação que os professores utilizam são os livros. E com a apropriação do conteúdo contido nos livros, amplia-se a inteligência, demanda-se esforço, e a partir daí torna-se mais fácil perceber a própria identidade”, observa o jovem, que começou a esculpir há menos de um ano. “Utilizo a massa de modelar, um material fácil de encontrar. Eu resolvi tentar, gostei da experiência e estou indo em frente”, explica.

Etapas

O Festival ocorre nas fases escolar, regional e estadual, de acordo com cronograma definido pelo edital. Na fase escolar, os estudantes apresentaram trabalhos no âmbito das unidades de ensino. Na etapa regional, os melhores projetos das escolas concorrerão no âmbito de cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Seguirão para a fase estadual os melhores classificados em cada Crede/Sefor, os quais disputarão a final em cerimônia, em Fortaleza, prevista para agosto próximo.

Acesse os resultados da Etapa Regional – Sefor do Festival Alunos que Inspiram

08.06.2018