Estudantes da Escola César Cals conhecem profissões e descobrem novos interesses

30 de novembro de 2018 - 12:53 # #

 

 

O fim do ano letivo para os estudantes que cursam a 3ª série do Ensino Médio simboliza uma fase de transição. É a despedida da educação básica e a chegada no Ensino Superior e no mercado profissional. Para a escolha dos novos rumos é necessário ter algum conhecimento sobre as áreas disponíveis. Com o objetivo de dar suporte aos alunos neste processo, a Escola César Cals promove nesta sexta-feira (30), durante o dia inteiro, a III Feira das Profissões.

 

A programação inclui palestras sobre profissões tradicionais, como Direito e Enfermagem, e contemporâneas, como Biomedicina e Social Influencer. Há, ainda, a participação de ex-alunos para uma conversa sobre suas experiências no período pós-escola.

 

João Lucas Carneiro considera que o evento ampliou sua concepção a respeito de algumas áreas. “É a oportunidade de termos contato com atividades que não tínhamos o menor conhecimento sobre”, diz o jovem. “Tinha uma visão completamente diferente do Direito, mas, depois da palestra que assisti, já considero esta a minha segunda opção de curso”, conta, ressaltando que Geografia permanece sendo sua principal orientação profissional.

 

 

Novo direcionamento

 

De acordo com Ana Laura Oliveira, a Feira superou as expectativas, tendo inclusive influenciado na mudança do curso que pretende fazer. “A explicação da palestrante, contando detalhes da profissão, fez com que eu percebesse uma identificação com a área, e gostei muito disso, explica, revelando que agora tem inclinação para a Enfermagem.

 

O secretário da Educação, Rogers Mendes, acredita que a iniciativa da Feira é um diferencial na formação dos jovens, para que possam direcionar suas escolhas de forma mais consciente. “Os estudantes que concluem a educação básica precisam conhecer as possibilidades existentes. A Feira das Profissões é uma chance que eles têm de criar horizontes e fortalecer o projeto de vida”, considera.

 

Eliseu Paiva, diretor da Escola César Cals, lembra que o evento marca o encerramento do ano letivo na escola para os alunos da 3ª série. “Queremos que os nossos estudantes tenham contato com diversas profissões. A feira é o momento da descoberta. É quando eles têm informações mais diretas sobre os cursos superiores e o mercado de trabalho, em exposições feitas em parceria com universidades públicas e privadas. É um momento muito rico”, destaca.

 

 

 

30.11.2018

Bruno Mota

Assessoria de Comunicação da Seduc

imprensa@seduc.ce.gov.br