Célula de Mediação Social promove encontro com facilitadores de municípios do Sertão Central

19 de dezembro de 2018 - 15:44 # # #

Técnicos da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz da Secretaria da Educação (Seduc) e representantes de  células de Mediação Escolar de 10 municípios localizados na região do sertão central estiveram reunidos, no último dia 13 de dezembro, no município de Crateús, para um encontro de intervisão com os participantes do curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz, realizado em setembro passado. De acordo com a facilitadora do curso, Nádia de Paula (Pastoral do Menor), intervisão é o “momento de aprofundamento quanto à prática de resolução de conflitos e de troca das experiências que os facilitadores já tiveram no seu processo de estágio. Como os facilitadores já realizaram alguns círculos em seus municípios, é comum que tenham algumas dúvidas em relação às etapas da resolução de conflitos. A intervisão vem com a proposta de dar suporte a essas dúvidas e fortalecer o grupo”. Nádia de Paula ressalta a disponibilidade das pessoas que estão participando do processo formativo. “Chama a atenção a disponibilidade do grupo em participar, em aprender, em levar as práticas restaurativas para seus espaços, seus municípios e suas escolas e a capacidade de articulação que o projeto vem demonstrando”, diz a facilitadora.

Em 2017 a Seduc, juntamente com a Vice-Governadoria, o Ministério Público e Secretarias Municipais de Educação de 21 municípios (Maracanaú, Caucaia, Acaraú, Itapajé, Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité, Beberibe, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Senador Pompeu, Tauá, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo)  firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para a implantação de Células de Mediação Escolar na estrutura organizacional de suas SMEs. Em 2018, mais 21 municípios (Quixeramobim, Madalena, Boa Viagem, Ipueiras, Ipaporanga, Poranga, Nova Russas, Tamboril, Ararendá, Novo Oriente, Monsenhor Tabosa, Independência, Pedra Branca, Milhã, Solonópole, Dep. Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Mombaça, Quiterianópolis, Pindoretama e
Cascavel) também firmaram o Acordo de Cooperação Técnica, que conta também com a participação da
organização não-governamental We World Brasil, responsável, juntamente com a Seduc e a Vice-Governadoria, pela capacitação inicial dos servidores que estão trabalhando nas Células de Mediação Escolar criadas em 2018.

A Seduc, por meio desta Célula, vem coordenando o processo de formação inicial dos servidores das Células de Mediação Escolar e, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), tem prestado suporte técnico operacional às células recém-criadas nos municípios. Estes mecanismos vêm sendo constituídos com o objetivo de promover a cultura de paz, prevenir situações de violência e contribuir com a resolução positiva de conflitos existentes nas escolas por meio de práticas fundamentadas na justiça restaurativa, como a mediação de conflitos e os círculos de construção de paz.

19.12.2018

Assessoria de Comunicação da Seduc