Seduc realiza II Seminário para Apropriação dos Resultados do Spaece

17 de janeiro de 2019 - 10:06 #

Bruno Mota texto
Carlos Gorila fotos

A Secretaria da Educação (Seduc), por intermédio da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave), realiza nesta quarta e quinta-feira (dias 16 e 17) o II Seminário para Apropriação dos Resultados do Spaece – Edição 2018. O evento, que reúne coordenadores das Regionais, gestores escolares e professores, tem o intuito de promover reflexões acerca do desempenho obtido pelos estudantes nas provas para, então, direcionar políticas públicas de forma mais adequada.

Para a secretária Eliana Estrela, os indicadores têm importante papel diagnóstico da rede. “Esse seminário é para que já possamos começar o ano sabendo como foram os resultados do ano passado e vermos o que podemos otimizar no processo educacional. São subsídios para nós, enquanto gestores, coordenadores regionais, diretores e professores, promovermos ações que realmente contribuam com a aprendizagem dos alunos. Crescemos muito, mas ainda temos muitos desafios”, observa.

O Governo do Ceará, por meio da Seduc, vem implementando desde 1992 o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). A ação caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Cotidiano

O secretário executivo de Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes, considera que a avaliação precisa ser posta em prática no cotidiano escolar, para guiar o processo pedagógico. “E a avaliação não consiste em apenas aplicar simulados. Precisamos de efetividade no ensino. A finalidade não é preparar o aluno para fazer testes, mas, para a boa aprendizagem. Estamos caminhando para uma estrutura pedagógica cada vez mais personalizada”, aponta.

O coordenador da Coave, Luciano Nery, acredita que as contribuições vindas de educadores com diferentes pontos de vista são essenciais para a construção de um plano de ação mais abrangente. “Todos trabalhamos com um único objetivo, que é promover o sucesso acadêmico de nossos estudantes. Podemos pensar de forma diferente em como chegar a esse ideal, o que é positivo, pois não iríamos avançar se todos pensássemos da mesma forma”, pondera.

Luciano defende, ainda, o fortalecimento do método científico para a construção de diretrizes educacionais. “A Coave é o celeiro de produção de dados para a promoção das políticas públicas. O fazer pedagógico precisa estar embasado cientificamente. Não nos cabe mais fazer educação no Brasil por meio de inferências. Precisamos ter entendimento da realidade, protocolo e método, fazendo reflexões críticas a partir do processo científico”, ressalta.

Josiane Toledo, coordenadora técnico-pedagógica do Banco de Itens do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG), enaltece o trabalho desenvolvido no Ceará no que tange à produção de dados educacionais. “Em função dos desafios que já encontramos no ensino fundamental, que ganham proporção ainda maior no ensino médio temos que encontrar formas de tornar a escola interessante para os jovens. O Ceará não se furta desse desafio. Observamos os avanços que tornam o estado uma referência para o país em politicas educacionais. Esse trabalho, que vem sendo construído com tanto comprometimento, nos deixa honrados enquanto Caed, por poder estar fazendo parte”, salienta.