Segunda etapa do Censo Escolar 2018 inicia nesta segunda-feira (04)

1 de fevereiro de 2019 - 16:35 #

Nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) começa a segunda etapa do Censo Escolar 2018, o módulo “Situação do Aluno”. Essa etapa coleta informações sobre rendimento e movimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo de 2018.

Todas as escolas públicas e privadas que informaram matrículas de escolarização e concluíram a declaração da primeira etapa do Censo Escolar 2018, o módulo “Matrícula Inicial, devem declarar os dados da Situação do Aluno no Sistema Educacenso até 20 de março. Após esta etapa, será aberto o período de retificação de 01 a 15 de abril. Os dados finais serão disponibilizados a partir de 10 de maio de 2019.

Essa etapa é fundamental para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro. Sua realização conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, pois é uma ferramenta indispensável para que gestores, comunidade escolar e sociedade civil possam compreender a situação educacional do país e com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.