CCI de Maracanaú: Aprender outro idioma se torna realidade para alunos da rede pública

1 de março de 2019 - 08:28 # # # #

André Victor Rodrigues - texto
Davi Pinheiro - fotos

Em todo o Estado já são 10.600 vagas nos cursos de Inglês e Espanhol. Apenas em Maracanaú o espaço abriga 575 alunos em três turnos

As músicas, os filmes e as séries internacionais sempre despertaram na adolescente Adrielen da Silva, 16, o desejo de aprender outros idiomas. Para entender o mundo estrangeiro e também se comunicar com ele. Romper fronteiras. Hoje, a estudante comemora o início da realização desse sonho. Ela é uma das centenas de alunos da rede pública estadual beneficiados com a inauguração do Centro Cearense de Idiomas em Maracanaú nesta quinta-feira (28) pelo Governo do Ceará.

“Aqui é um espaço que vai ampliar as oportunidades para nós no âmbito profissional, mas para além disso, vai nos possibilitar a realização de um crescimento pessoal. Temos aberta a possibilidade de ir a outros países através da aprendizagem de um idioma”, contou a estudante do segundo ano do Ensino Médio, que agora se aprofunda no Espanhol.

Pronto para receber até 575 alunos, o CCI (situado dentro do North Shopping Maracanaú) oferta vagas nos cursos de Inglês e Espanhol para estudantes da rede estadual de Maracanaú e Pacatuba de forma gratuita. As aulas ocorrerão de segunda a quinta-feira, nos três turnos (manhã, tarde e noite), das 9h às 20h30.

Após celebrar a solenidade de inauguração do equipamento, o governador Camilo Santana festejou junto aos alunos e participou de aulas nas instalações do novo CCI. Para o chefe do Executivo, os centros são uma política que garante esperanças e bons resultados à juventude cearense.

“Esse é um projeto pioneiro no Brasil. O Estado oferece essa oportunidade com professores de alta qualidade, material de alto nível, espaços que não deixam a desejar a nenhum cursinho particular. Isso significa oportunidade para nossos jovens. O mundo está cada vez mais conectado e exigente no mercado de trabalho. Estamos garantindo uma preparação melhor para que os estudantes cearenses encontrem seu espaço e consigam um futuro melhor”, disse Camilo.

Também participaram da inauguração em Maracanaú a secretária da Educação, Eliana Estrela, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Julio Cesar Filho, o deputado federal Idilvan Alencar, estudantes, educadores e lideranças políticas locais.

A secretária Eliana Estrela destacou que os centros de idioma são mais um passo de sucesso do Estado na construção de uma educação pública que é referência em todo o País.

“A gente sente aqui o brilho no olhar dos estudantes. Por isso que vale a pena trabalhar em prol da juventude, oferecer mais oportunidades com mais investimentos em Educação, mais escolas em tempo integral, novas unidades de ensino, valorização de educadores e alunos”, defendeu a secretária.

Sonho realizado

Em meio a multidão de alunos no shopping, a diarista Ana Lucia dos Santos, 55, contemplava da janela de uma das salas de aula a sua filha, Debóra dos Santos Lins, 16, nas primeiras palavras faladas em outro idioma. Emocionou-se por se dar conta de que a realidade da sua família estava mudando para melhor.

“Estou muito feliz. Minha filha tinha o desejo no coração dela de aprender espanhol, mas eu nunca tive dinheiro de pagar um cursinho particular. Quando foi agora em fevereiro, no dia do aniversário dela, ela começou as aulas. Fiquei muito emocionada pela estrutura que o Governo criou para nossos filhos terem essa chance na vida”, relatou.

Sobre os CCIs

O Centro Cearense de Idiomas do Maracanaú é a terceira unidade entregue na Região Metropolitana de Fortaleza e a 12ª inaugurada no Estado – com mais de 10.600 vagas disponibilizadas. No total, 13 Centros Cearenses de Idiomas estão previstos pelo Governo do Ceará, com investimento superior a R$ 5,5 milhões, oriundos do Poder Estadual, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).

Os cursos são organizados em módulos de estudo, podendo ser certificada a conclusão de cada módulo ou de seu conjunto, e têm três anos de duração, distribuídos em seis semestres de aulas.

A matrícula dos cursos é destinada aos alunos que estão cursando o Ensino Médio na rede pública estadual. Cada escola tem um número disponível de vagas para o CCI que está situado na regional (Fortaleza) ou no município sede (Interior). Também há vagas em cada centro para os docentes, com os cursos caracterizando-se como formação continuada.