Seduc promove Encontro Estadual do Censo Escolar

13 de março de 2019 - 17:24 #

Bruno Mota - texto
Carlos Gorila - foto

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, nesta quarta e quinta-feira (dias 13 e 14), o Encontro Estadual do Censo Escolar. A iniciativa tem por objetivo avaliar as ações desenvolvidas na área em 2018 e construir as perspectivas para este ano. Na Seduc, o Censo Escolar é de responsabilidade da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem.

Realizado anualmente, em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, o Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica. A compreensão da situação educacional ocorre por intermédio de um conjunto amplo de indicadores, que possibilita monitorar o desenvolvimento da educação brasileira.

A coordenadora de Avaliação e Desenvolvimento Escolar da Seduc, Kellen Freitas, explica que realizar o Censo é muito mais do que, meramente, contar alunos. “Muitos pensam que o sistema corresponde apenas a números. Mas, na verdade, trata-se de uma pesquisa que cumpre papel estratégico para o fornecimento de subsídios indispensáveis à definição de políticas públicas para a melhoria da qualidade do ensino”, enfatiza.

Equidade

“Como se planejar a merenda escolar sem identificar o número de alunos de uma região, de um estado, de uma escola ou do país? E a quantidade de livros didáticos que serão licitados para atender aos alunos? E a verba que a escola deve receber, que é baseada na quantidade de estudantes que tem? Tudo isso é possibilitado pelo Censo, que promove a equidade na distribuição de recursos”, conclui.

O responsável pelo Censo Escolar na Seduc, Anderson Araújo, acredita que o trabalho é de grande responsabilidade. “Nossa ideia é qualificar ainda mais o processo e o suporte aos municípios deve ser prioridade. As redes municipais serão atendidas de forma mais efetiva e mais rápida”, afirma.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Ceará, Aurélio Marques, destaca o papel primordial que o setor desempenha. “Nós, secretários municipais de Educação, devemos buscar nossos prefeitos, pra que eles conheçam o Censo e reconheçam que precisam colaborar. Temos que ter a responsabilidade e o cuidado de fornecer dados verídicos, que possam ser comprovados, para o Censo”, considera.