Eliana Estrela apresenta sistema de pactuação com municípios a secretários do Nordeste

15 de abril de 2019 - 16:36 # # #

A secretária Eliana Estrela participou, nesta segunda-feira (15), de encontro do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), em Salvador-BA. O evento reuniu os secretários do Nordeste para discutir uma agenda comum de aprendizagem e políticas integradas e específicas para a região. A gestora cearense apresentou o regime de colaboração com os municípios desenvolvido pelo estado.

Eliana relatou a experiência do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), lançado em 2007 e transformado em política pública com o intuito de oferecer aos 184 municípios formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outros aspectos.

“O estado do Ceará é referência nacional e tem um bom IDEB. Mas, nós não estamos confortáveis nesta situação. Precisamos avançar cada vez mais e o nosso governador e vice têm a Educação como prioridade, conduzida com muito zelo para nossas crianças e juventude. Um dos nossos programas que apresentei para os demais, foi o regime de colaboração entre o estado e os municípios, até porque entendemos que Educação é rede única e, por isso, temos esse regime desde 2007”, destaca Eliana.

Em 2015, a gestão estadual ampliou o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que, além da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, passou a atender também do 6º ao 9º ano nas escolas públicas cearenses. Ganhou ainda nova denominação: Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAIS PAIC).

Os principais pilares do programa são as formações continuadas de professores e as distribuições de materiais estruturados para todos os docentes e discentes dos 1º e 2º anos da rede pública de ensino. E tem como foco a alfabetização de todas as crianças ao final do 2º ano, fato cada vez mais consolidado no estado.

A fundamentação teórica que constitui o programa MAIS PAIC e a sua metodologia de trabalho não se detêm a um único método. O programa utiliza diversas possibilidades metodológicas que nascem da necessidade real do aluno em sala. O professor recebe todas as orientações para o trabalho, mas tem total autonomia para gerir o processo ensino-aprendizagem, pois o MAIS PAIC é uma política pública de cooperação que respeita a autonomia dos municípios e dos professores alfabetizadores.

Sobre a reunião com os secretários do Nordeste, Eliana considera que foi um momento de troca de experiências, com ganhos mútuos para os participantes. “Este é um momento muito importante para nós, que somos secretários e estamos unidos, querendo cada vez uma educação melhor para as nossas crianças e jovens. Por meio de ideias e experiências exitosas de vários estados, compartilhamos, defendemos, nos ajudamos e nos apoiamos”, afirma.

O vice-presidente do Consed, Fred Amancio, enfatizou sobre a importância da Agenda da Aprendizagem, que irá nortear a colaboração entre estados e municípios no próximo biênio. “Este encontro, que estamos promovendo com os Estados do Nordeste, é muito importante para aproximá-los do Consed, para que possamos construir uma parceria mais forte nas ações voltadas para as melhorias na Educação da região. Então, estamos aqui com três grandes objetivos: discutir a Agenda de Aprendizagem; as ações relacionadas ao Consórcio do Nordeste, criado pelos governadores; e o regime de colaboração com os municípios”, considera.

O secretário do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destaca a importância de se firmar uma posição em relação aos interesses da região. “No estado da Bahia, temos uma outra vertente, que é forte e trata-se da criação do consórcio dos governadores e nós, da Educação, temos que pautar os governadores para garantir conteúdos para esta agenda, para que eles possam, minimamente, levar para dialogar com o governo federal, assim como, para que possam dialogar entre si”, avalia.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação da Bahia
Foto: Claudionor Jr

15.04.2019
Assessoria de Comunicação da Seduc