Alunos de cursos de Informática recebem kit de ferramentas para fortalecer aulas práticas

17 de abril de 2019 - 09:24 # #

Carlos Gorila - Fotos

O secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes, fez a entrega simbólica de um kit de ferramentas de informática para alunos da rede pública estadual, que participam dos cursos técnicos de Informática e Redes de Computadores, ofertados pelo Mediotec, ação vinculada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a partir de convênio com a Secretaria da Educação (Seduc). O evento ocorreu nesta terça-feira, dia 16, na Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt. Estiveram presentes gestores, professores, alunos e a comunidade escolar.

Ao todo, foram beneficiados 661 alunos, que se inscreveram no ano passado, com previsão de encerramento da formação entre maio e setembro de 2019. Os cursos acontecem em 30 municípios do estado e visam fortalecer as políticas de Educação Profissional, mediante a oferta da educação profissional e técnica na forma concomitante com o ensino médio, para estudantes regularmente matriculados nas redes públicas de ensino. Também têm como objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio a oportunidade de ingressar no mundo do trabalho e renda.

A estudante Camila Silva considera-se realizada pela oportunidade. “Desejo que cada um de nós, que está se formando, seja resistência. Precisamos ser agentes de transformação social, que tanto o nosso país precisa, honrando a nossa formação de modo a nos tornarmos a mudança que desejamos”, diz a jovem.

O secretário executivo Rogers Mendes avalia que há muitas possibilidades de investimento em ramos de trabalho e de negócio. “A educação profissional não forma, apenas, na perspectiva do trabalhador empregado, mas também, incentiva o jovem a usar a criatividade e a empreender. Da mesma forma, motiva o estudante a continuar aprendendo ao longo da vida, mesmo depois que sair da escola. Então, eu digo a todos que não esperem que um adulto diga o que devem fazer, e tomem a iniciativa”, explica.

A modalidade concomitante permite que o aluno possa ingressar no curso técnico enquanto está cursando o ensino médio na rede pública estadual. Com os novos kits, os estudantes terão melhores condições de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. Dessa forma, se preparam para ampliar a capacidade de atendimento às demandas da área de informática, assim como a manutenção de redes de computadores, a partir de normas técnicas. Cada conjunto é composto por 18 ferramentas, como Alicate de Corte, Alicate de bico, Chave Philips, Multímetro, entre outras.

Educação Profissional em Tempo Integral

A Secretaria da Educação (Seduc) conta com 121 Escolas Estaduais de Educação Profissional. Nessas unidades, é ofertado o Ensino Médio integrado à Educação Profissional, com duração de três anos, com funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h. Dessa forma, os alunos aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que fazem os três últimos anos da educação básica. Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado a todos os alunos. Ao todo, 4,5 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com a previsão de atendimento de 15 mil estudantes.

 

16.04.2019
Assessoria de Comunicação da Seduc