Seduc e TRE firmam colaboração para implementar Programa Eleitor do Futuro

17 de abril de 2019 - 08:53 # # #

Carlos Gorila - foto

Com o objetivo de incentivar os adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos de idade ao exercício da cidadania e do voto consciente, a Secretaria da Educação (Seduc) e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) implementaram, nesta terça-feira (16) o Programa Eleitor do Futuro. A assinatura do convênio foi firmada na sede do TRE-CE, com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela, e do presidente da Corte, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo.

As ações do Programa Eleitor do Futuro serão desenvolvidas nos ensinos Fundamental e Médio da rede pública do estado do Ceará. A iniciativa também visa ampliar o contingente de eleitores adolescentes, na faixa etária de 16 e 17 anos, formar e informar os adolescentes acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto como processo de tomada de decisões. Também pretende estimular o envolvimento dos adolescentes nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.

A secretária Eliana Estrela argumenta que os jovens precisam conhecer seus direitos e deveres. “Esse trabalho vem sendo feito com muita determinação, zelo e respeito em cada escola. Já há muitos jovens com 16 anos que têm a documentação completa, porque é um procedimento que fazemos assim que o aluno entra na escola. Estamos firmes e fortes nessa parceria com o TRE, aumentando cada vez mais o compromisso de fazer com que a juventude se aproprie desse processo”, defende.

O presidente do TRE enaltece a iniciativa, que incentiva adolescentes a desenvolverem consciência cidadã. “Precisamos estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil. É necessário que eles sejam, além de eleitores, políticos do futuro”, considera o desembargador Haroldo Máximo.

O estudante João Pedro Freitas Guimarães, que cursa a 3ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes, diz ficar feliz por poder auxiliar o Brasil a se tornar um país mais desenvolvido. “Ésse é um movimento muito importante, que incentiva os jovens a participarem mais da vida política, pra que assim, a sociedade possa melhorar. É por meio da educação que o país crescerá”, observa.

Ações

Conforme o termo de cooperação que terá vigência até 31 de dezembro de 2020, as duas instituições terão atribuições definidas para levar a iniciativa à escola. Assim, serão realizadas capacitações, seminários, palestras, rodas de conversa e outros eventos sobre o tema. Haverá ainda a outorga do diploma “Escola Amiga da Democracia” aos estabelecimentos de ensino participantes do Programa.

O Programa Eleitor do Futuro foi instituído em 2007, no âmbito da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral e Cartórios Eleitorais do Estado do Ceará. Em 2015, houve a assinatura de um protocolo de intenções entre o TRE-CE e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), objetivando o desenvolvimento dessa grande ação.

16.04.2019
Assessoria de Comunicação da Seduc