Coordenadoria de Formação e Educação a Distância de portas e janelas abertas para 2019

22 de abril de 2019 - 16:45 # #

O CED (Centro de Educação a Distância) tornou-se uma coordenadoria da SEDUC-CE e agora passa a se chamar oficialmente CODED (Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância). Funcionando fisicamente na cidade de Sobral, a nova coordenadoria abre as portas de seu prédio para a modalidade presencial e suas janelas virtuais para a modalidade a distância.

Atendendo toda a rede pública estadual de ensino do Ceará, a CODED/CED dará início às suas formações de 2019 já neste mês de abril. Nesta primeira oferta, serão sete cursos voltados para o ENEM, totalmente realizados a distância. As disciplinas contempladas são de Química, Física, Biologia e Matemática para alunos e professores. A partir de junho, outros cursos nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Formação para Tutores, dentre outros, serão ofertados.

Na modalidade presencial será ofertado o Lab-CED. A ideia deste curso é desenvolver e demonstrar práticas pedagógicas que o professor possa utilizar nos laboratórios de Química, Física, Biologia e Matemática.

A CODED/CED usa a plataforma virtual, o AVACED , que possui um design objetivo, didático e de fácil acesso. Para se inscrever, os interessados devem acessar outro sistema, o SIC – Sistema de Inscrição e de Certificação.

O SISEDU (Sistema Estatístico Educacional) é outro sistema desenvolvido pela CODED/CED. Nele será feito as avaliações diagnósticas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática em grande escala abrangendo todos os alunos do Estado de Ceará. Sistemas como o SISEDU poderão ser uma grande ferramenta para uso da educação nos municípios e em outras instâncias e com uma qualidade de produção exclusiva pela equipe de TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) da CODED/CED.

O projeto #Enemnarede , tem o intuito de possibilitar aos alunos da rede estadual uma preparação complementar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), explorando assuntos prováveis de serem abordados nas provas. O conteúdo é disponibilizado na plataforma online do #Enemnarede . As aulas são em formato de vídeo, e é anexado um arquivo com teoria e exercícios a respeito dos temas.

Essas e outras ações a distância se confluem na grande demanda presencial, com a qual o espaço físico também acolhe de portas e salas abertas para a mediação de saberes e a aproximação de pessoas, seja em minicursos, palestras, tertúlias, oficinas, rodas de conversa, exposições, cinema, teatro, experimentoteca, comunidades de práticas, etc.

Na cerimônia de posse, em fevereiro deste ano, a atual coordenadora da CODED/CED, professora Vagna Brito convocou: “Conto com as parcerias das instituições que contribuem com a permanente melhoria da educação nos diferentes níveis”.

Acesse mais sobre as ações da CODED/CED em:

http://avaced.seduc.ce.gov.br/
https://sic.ced.ce.gov.br/
https://sisedu.ced.ce.gov.br/
https://enem.ced.ce.gov.br

——————————–
Outras informações: (88) 3695-1950
www.facebook.com/cedceara
www.instagram.com/cedceara
www.youtube.com/cedceara