Rogers Mendes destaca experiência do Ceará com o tempo integral na Câmara dos Deputados

23 de abril de 2019 - 15:39 # # #

Julianna Sampaio - texto
Cleia Viana/Câmara dos Deputados - foto

O secretário executivo de Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes, participou, nesta terça-feira (24), do Seminário sobre Ensino Médio em Tempo Integral, promovido pela Comissão da Educação, em Brasília. O evento, realizado na Câmara dos Deputados, contou com a a presença de parlamentares, professores, representantes do Ministério da Educação, ativistas da educação e secretários estaduais da área.

Durante o debate, o secretário destacou a experiência do Governo do Ceará na implantação das escolas de Ensino Médio em tempo integral. Atualmente, a rede pública estadual conta com 251 escolas em tempo integral. Desse total, 121 são escolas de educação profissional e 130 são escolas de Ensino Médio regular em tempo integral.

Para Rogers, a escola com a jornada prolongada faz parte de uma estratégia de proteção social dos jovens, diminuindo as desigualdades por meio do processo de ensino-aprendizagem. “O tempo integral nos permite fazer uma série de adequações curriculares de modo a ser mais assertivo e focar naqueles estudantes com maior necessidade de aprendizagem por meio da potencialização do sucesso acadêmico de cada aluno, promoção da equidade e sendo parte da estratégia de proteção social”, destacou.

O secretário disse esperar que o modelo de educação em tempo integral seja universalizado em todo o país em um futuro próximo. “O tempo integral, quando é feito e planejado de modo a chegar à toda a rede escolar, e não somente ser uma ilha de excelência, é capaz de melhorar muito os índices educacionais”, afirmou.

O Seminário foi proposto pelo ex-secretário da Educação cearense e atual deputado federal, Idilvan Alencar (PDT-CE). Segundo o parlamentar, a ideia do encontro é chamar atenção dos educadores, dos jovens, das famílias para a importância da educação em tempo integral. “O aumento da quantidade de escolas em tempo integral é uma das metas do Plano Nacional de Educação. Nós temos boas experiências no Brasil, então, o grande objetivo é dizer que essa política é assertiva e adequada para o ensino médio e ensino fundamental”, declarou Idilvan.

A meta número 6 do Plano Nacional de Educação estabelece a oferta da educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da educação básica. A reformulação do ensino médio, aprovada por lei em 2017 (13.415/17), também sinaliza que, progressivamente, as matrículas em tempo integral sejam ampliadas.