Programa Fala Sério pretende sensibilizar jovens sobre os riscos do consumo do álcool

29 de abril de 2019 - 16:44 # # # #

Bruno Mota - texto
Carlos Gorila - fotos

A Secretaria da Educação (Seduc), o Instituto Diageo e o Instituto Aliança lançaram, nesta segunda-feira (29), o programa Fala Sério. A iniciativa visa alertar os estudantes da rede estadual de ensino quanto à ingestão de bebidas alcoólicas e suas consequências, por meio de apresentações teatrais. Ao todo, 120 escolas serão contempladas pela iniciativa no ano de 2019. O Grupo Bandeira das Artes, parceiro da ação, é responsável pelas apresentações.

A peça percorrerá escolas de todas as regiões do estado, abrangidas pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e pelas 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação. Paralelamente, foi estruturada uma disciplina eletiva de 40 horas semanais para ser trabalhada em escolas de tempo integral (EEMTI), a partir do próximo semestre.

A governadora em exercício, professora Izolda Cela, destaca que a ação o programa cumpre importante papel de conscientização aos jovens e, por extensão, à sociedade de forma geral. “Tratar desse assunto nas escolas não é algo extraordinário, nem fora de contexto do ambiente educacional. Temas relacionados à vida dos jovens, como os perigos do consumo do álcool, têm a obrigação de serem abordados por nós, juntamente com as famílias”, define.

Conscientização

A secretária da Educação, Eliana Estrela, acredita que a prevenção do alcoolismo na adolescência é uma importante medida para que os estudantes se tornem cidadãos mais conscientes e responsáveis. “A ação está pautada em três premissas: o diálogo, o respeito e o desenvolvimento do protagonismo juvenil. Esta parceria é muito importante para a Educação, especialmente, pelo investimento que vem sendo feito nas escolas de tempo integral”, considera.

A presidente do Instituto Diageo, Daniela de Fiori, ressalta que a proposta do projeto tem grande afinidade com a agenda do programa estadual Ceará Pacífico, no que tange à prevenção da violência ocasionada pelo consumo do álcool. ” O instituto nasce no Ceará, pela importância que o estado tem para a empresa. O projeto Fala Sério é a customização de uma iniciativa da Diageo que já acontece em outros locais do mundo, sendo que aqui acontece de uma maneira inovadora. Para nós, é muito importante estar dentro da sala de aula do estado que hoje é referência na educação pública”, destaca.

A diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira, enaltece a cooperação estabelecida entre as instituições para o sucesso do programa. “Uma parceria, para ser sustentável, precisa de dois elementos. O primeiro é a intersetorialidade, unindo governo, sociedade civil e iniciativa privada, o que permite às ações transformarem-se em políticas públicas. O segundo aspecto é a construção de vínculos. Hoje, nós celebramos os vínculos que o Instituto Aliança construiu com o Governo do Ceará”, pondera.

Participaram do evento de lançamento do programa Fala Sério, ainda, o presidente da Diageo para Brasil, Uruguai e Paraguai, Gregorio Gutiérrez; o gerente-executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin; a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba; o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), Ricardo Cavalcante; o secretário executivo de Administração Penitenciária, Maiquel Mendes; a secretária executiva do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Roseane Medeiros; a coordenadora de Inclusão Social da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos, Roberta Arraes; e a coordenadora da Célula de Cursos de Extensão da Universidade Estadual do Ceará, Luciana Martins.